O diagnóstico da hematêmese é feito por meio de uma endoscopia, em que é avaliada a integridade do trato gastrintestinal e o tratamento é indicado por um gastroenterologista ou clínico geral e tem como objetivo solucionar a causa do vômito com sangue, sendo diferente para cada caso.
Outras causas de vômito no sangue podem incluir: Úlcera hemorrágica no estômago, na primeira porção do intestino delgado ou no esôfago. Defeitos nos vasos sanguíneos do trato GI. Inchaço, irritação ou inflamação do revestimento do esôfago (esofagite) ou do revestimento do estômago (gastrite)
Principais sintomas
Hemorragia digestiva alta é um sangramento na região do esôfago, estômago, duodeno ou intestino delgado. Essa perda de sangue pode estar relacionada a problemas nestes órgãos, como gastrite, úlcera estomacal, úlcera duodenal, consumo excessivo de certos medicamentos ou álcool, entre outros.
A hemorragia digestiva consiste na perda de sangue através de qualquer ponto do tubo digestivo (esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso ou canal anal). A hemorragia digestiva não é por si só uma doença mas sim uma manifestação clínica de uma patologia subjacente.
Com o envelhecimento da população, espera-se que alguns tipos de úlceras sejam mais frequentes. A infeção por Helicobacter pylori é responsável por cerca de 90% das úlceras duodenais e 80% das úlceras gástricas....Úlcera péptica
Essa inflamação tende a resultar em uma perda do tecido gástrico normal e uma troca dele por tecido intestinal ou por tecido fibroso. Essa transformação do tecido aumenta o risco de desenvolvimento de câncer. Já a úlcera gástrica é uma ferida no interior do estômago causada por fatores diversos.
A gastrite não compromete a camada muscular da mucosa, que é a camada mais profunda da mucosa, diferentemente das úlceras”, afirma a médica. Já a úlcera é a lesão que surge no revestimento do estômago e que é mais profunda que as erosões causadas pela gastrite.
pylori) também pode aumentar o risco de aparecimento desse tumor. A infecção ocorre principalmente pela água e alimentos contaminados, pela falta de higiene e pelo contato com vômito ou fezes de pessoas que têm a bactéria. Dentro do organismo, ela se instala no estômago e pode causar gastrite e úlceras.