As orquídeas terrestres são encontradas na natureza vegetando no solo. Esse solo é composto especialmente por materiais orgânicos como húmus e folhas caídas que ajudam no desenvolvimento da planta. Elas também são conhecidas como orquídeas da terra, do mato ou orquídeas do chão.
Orquídeas Cattleya, Phalaenopsis e Paphiopedilum estão entre as mais fáceis de plantar e são recomendadas para a maioria dos jardineiros iniciantes e cultivadores de orquídeas. Como é possível ver acima, cada espécie precisa de um cuidado específico.
Os 3 melhores lugares para o vaso de orquídea – e por quê
PLANTIO - no fundo de um vaso coloque uma camada de pedra e cacos de telha ou de vaso, para permitir uma rápida drenagem. Complete o recipiente com substrato e comprima-o suavemente, de modo a firmar a planta. Mantenha os vasos separados por dez centímetros para garantir um bom arejamento.
O plantio das orquídeas deve ser feito da mesma forma do plantio de outras plantas. ... No caso de orquídeas terrestres, o plantio deve seguir as plantas terrestres, plantando-se a muda no centro do vaso.
Veja como fazer o manejo correto de uma orquídea
Carvão vegetal: – Bactericida natural e repelente de pragas como lesma; – Por ser excelente na drenagem é recomendado usá-lo acompanhado de outro substrato que retenha água; – Precisa ser lavado uma vez por mês por ficar impregnado com o sal das adubações; – Duração de 2 a 3 anos.
Por gostarem muito da proximidade com árvores, caso tenha um jardim, a melhor opção é plantar as orquídeas no tronco das árvores. Tenha em mente que o objetivo das raízes brancas é pegar a umidade e os nutrientes e deixar o lugar perfeito para que possam crescer bem.
Plantar Orquídeas em vasos de vidro Após a aquisição, a planta deve ser transplantada para um tipo mais adequado: alta e estreita no topo e suficientemente estendida no fundo. Vale a pena manter um olho no vaso de vidro não era muito estreito, a fim de evitar a quebra das folhas.
Deve-se então, plantar a orquídea com a base desse broto novo, o mais próximo possível (quase encostando) do tronco, não deixando qualquer material entre a orquídea e o tronco. Você pode ao desenvasá-la deixar parte ou todo o substrato, mas este ficará paralelo ao tronco e não entre o tronco e a orquídea.
O segredo está em colocar a raiz voltada para o tronco, assim, ela vai se fixar com maior facilidade. Procure colocar a planta deitada, de modo que a água não acumule no miolo das folhas. “Neste caso [de orquídeas instaladas em árvores], não há necessidade de manutenção. A natureza se encarrega de cuidar de tudo.
As orquídeas são muito utilizadas em jardins, plantadas em troncos de arvores e palmeiras. As mais comuns são as “olho de boneca” ou Dendróbio (Dendrobium nobile). Devido à sua rusticidade, elas formam verdadeiras touceiras, com inúmeras flores.
1- Compre Adubo foliar ou Fertilizante para orquídeas em casas de jardinagem. 2- Dilua em água seguindo a proporção indicada no rótulo. Dica: Nunca faça uma mistura mais forte do que o indicado no rótulo. Fertilizante demais pode causar o efeito contrário do desejado e acabar deixando a planta mais feia.
Confira como cuidar da orquídea plantada no tronco:
CUIDADOS IMPORTANTES Assim que você fixar a sua orquídea na árvore escolhida, regue-a com água em abundância, use um regador ou a magueira para isso. Se não faltar água, ela se desenvolverá rapidamente, por isso, aconselho a regar todos os dias nas primeiras semanas.
Não há necessidade de adubar ou regar sua orquídea na árvore, mas se quiser que a planta se desenvolva mais rápido e com mais vigor, faça uma adubação foliar uma vez por mês ou a cada quinze dias, mas somente durante a primavera e o verão, sempre no final da tarde, quando os estômatos (poros das folhas) estão mais ...
A relação existente entre orquídeas e a árvore que lhe servem de suporte é chamada de epifitismo. ... Este tipo de relação ecológica também é conhecido como inquilinismo, sendo a denominação "epifitismo" mais utilizada para plantas.
Confira como cuidar da orquídea plantada no tronco:
Amarre a planta na altura da raiz, não do corpo, para ela se desenvolver. Quanto à rega, deve ser borrifada água uma vez por semana, sempre verificando se o substrato está úmido. A orquídea, quando bem adaptada, apresentará filamentos brancos, sinal de novas raízes que com o tempo fixarão a planta no tronco.
Não precisam de substrato, por isso preferem ser cultivadas em troncos de árvores ou treliças de madeira. Gostam de umidade, mas não de água parada: regue todos os dias, mas não deixe a água acumular. Suas flores duram, no mínimo, 30 dias. Existem diversos tipos de adubos específicos para orquídeas.