Conhecimento, inovação e empreendedorismo formam, assim, um tripé indissociável (figura I) para o sucesso das organizações na nova Economia. A esta sinergia entre Conhecimento, inovação e empreendimento damos o nome de Inteligência Empresarial.
Business Intelligence ou, simplesmente, BI, é uma forma de agrupar e explorar informações para descobrir vantagens para o seu negócio. Assim, o objetivo central dele é auxiliar na interpretação e análise de dados e informações, para identificar oportunidades ou riscos.
Exemplos de business intelligence Muito além de algo específico, o business intelligence é um termo abrangente que engloba os processos e métodos de coleta, armazenamento e análise de dados das operações ou atividades para otimizar o desempenho dos negócios.
Esse profissional deve participar diretamente da melhoria contínua da empresa, possuir visão estratégica de negócio, enfrentar problemas que ocorram no processo, influenciar, colaborar e democratizar decisões, sempre inovando e buscando o aprendizado contínuo.
Na abordagem administrativa, a Inteligência de Negócios (BI) é vista como um processo em que os dados internos e externos da empresa são integrados para gerar informação pertinente para o processo de tomada de decisão.
Atualmente o Business Intelligence utiliza a tecnologia para fazer a extração, manipulação e análise, porém, ele não é uma ferramenta ou software, é uma metodologia que através da coleta de dados brutos é possível gerar insights para as empresas.
Eu tenho perfil para ser especialista em BI? Confira 10 dicas para saber:
De acordo com os dados do PayScale, o salário médio de um analista de BI, nos Estados Unidos, é de US$ 66.
A área de Business Intelligence é responsável por análises micro e macroscópicas do mercado a fim de otimizar a gestão dos negócios. Por isso, a demanda por profissionais qualificados para analisar e compreender dados é diretamente proporcional à quantidade de dados gerados e acumulados todos os dias.
Salários de Analista De Business Intelligence (BI)