Para ajudar a estimular o movimento peristáltico, Ganc sugere massagear o lado esquerdo do abdômen. Se, mesmo assim, a vontade não vier, os especialistas são categóricos em afirmar que jamais deve-se fazer força para provocar a evacuação, porque isso pode causar hemorróidas e até fissura anal.
Os quimiorreceptores controlam as condições químicas no lúmen intestinal e os mecanorreceptores controlam a distensão da parede intestinal. Há dois tipos de neurônios eferentes que controlam a atividade GI: colinérgicos e não colinérgicos.
Com mais água, o volume fecal aumenta. O trânsito dos alimentos no intestino delgado varia de acordo com o que foi ingerido. Em média, demora de 45 minutos a 2:30h. Portanto, contando o tempo que os alimentos ficaram no estômago, o bolo alimentar leva de 3 a 4 horas para cair no intestino grosso.
Para tentar sempre ter as fezes consistentes, o ideal é manter um estilo de vida saudável, com alimentação rica em fibras, ingestão adequada de água, exercícios físicos periódicos e evitar tabagismo, o consumo de alimentos gordurosos, de carnes vermelhas em excesso e alimentos industrializados.
A alimentação pobre em fibras pode aumentar o risco de desenvolvimento de diverticulose em indivíduos com maior predisposição, uma vez que a falta de fibras reduz o volume fecal e prolonga o período de trânsito intestinal, aumentando a pressão na luz do intestino e o risco de hérnias.