O som é uma vibração que se propaga pelo ar transmitindo energia, mas nunca matéria. A velocidade do som altera-se conforme há mudança no meio em que essa onda é propagada. O som é uma onda capaz de propagar-se pelo ar e por outros meios a partir da vibração de suas moléculas.
Luz, raios x, micro-ondas e ondas de rádio são classificadas como eletromagnéticas. O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.
O estado físico dos materiais influencia na velocidade do som, sendo que se propaga mais rapidamente nos sólidos, depois nos líquidos e mais lentamente nos gases. A velocidade do som sofre ainda a influência da temperatura, de forma que quanto mais elevada ela for, mais rapidamente o som se propaga.
“Como a onda sonora se transmite por compressão e descompressão, sua velocidade depende basicamente da elasticidade do meio”, diz o físico Cláudio Furukawa, da USP. Como a água, quando comprimida, reage bem mais rápido que o ar (ou seja, tem mais elasticidade), a velocidade das ondas sonoras é maior dentro dela.
O som, por ser onda mecânica, se propaga na matéria, e não no vácuo. Portanto, o som se movimenta pelo ar devido aos gases que o formam, através das partículas que se movimentam na frequência da onda de som emitida.
Quanto ao estado físico do meio, quanto maior for a proximidade entre as moléculas do meio, mais veloz será o som, por isso as ondas sonoras são mais rápidas nos sólidos, depois, nos líquidos e, por fim, nos gases.
O timbre é a característica dos sons que nos permite diferenciar uma nota musical emitida por um piano de um violino, por exemplo. ... O timbre é o formato da onda sonora, cada instrumento musical apresenta um modo de vibração próprio, que resulta na produção de um som característico.
O silêncio é a ausência do som, o qual tem quatro propriedades básicas, que são elas: duração, intensidade, altura e timbre. ... Duração: é o tempo de produção do som. Intensidade: é o volume de som, que da a sensação de forte e fraco.
Verificado por especialistas Físicamente: O som é formado por Ondas sonoras, que são Ondas mecânicas, pois precisam de um meio físico para se propagar.
A altura é a qualidade que nos permite diferenciar os sons agudos dos sons graves: o som alto é um som agudo e o som baixo é um som grave.
ALTURA: é a propriedade do som ser mais grave ou mais agudo. DURAÇÃO: é o tempo de produção do som ser mais longo ou mais curto. INTENSIDADE: é a propriedade do som ser mais forte ou mais fraco. TIMBRE: é a qualidade do som, que permite reconhecer a sua origem.
Para ouvir sons, seu ouvido precisa fazer três coisas básicas:
Resposta. Nós conseguimos ouvir porque nossos ouvidos convertem as vibrações de uma onda sonora presente no ar em sinais que nosso cérebro interpreta como um som.
A vibração de determinados materiais é transmitida às moléculas de ar sob a forma de ondas sonoras. Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas.
O som transmite-se ao ouvido interno pelas vibrações dos ossículos do ouvido médio, os quais estão ligados à cóclea. Células microscópicas e sensíveis convertem essas vibrações num sinal eletroquímico que é transportado pelo nervo auditivo para o cérebro, onde o som é finalmente ouvido e reconhecido.
O ouvido humano nos permite perceber uma variedade enorme de sons. A audição é muito importante na comunicação. O pavilhão auricular localiza e capta o som que será levado ao canal auditivo externo até o tímpano, vibrando, movimentando toda a cadeia ossicular.
Enquanto som, a voz se manifesta a partir de três grandes parâmetros: a frequência, a intensidade e o timbre. A frequência define a afinação do som, mais ou menos agudo ou grave. A intensidade é o volume, ou seja, se um som é mais alto ou mais baixo.
A intensidade de uma onda sonora depende da amplitude dessa onda. Um som com uma maior amplitude é um som forte, enquanto que um som com uma pequena amplitude é um som fraco. Os sons fortes transportam uma maior quantidade de energia que os fracos. Uma onda sonora perde intensidade no decurso da sua propagação.
Essas qualidades estão relacionadas à sensação que o som produz no ouvido humano e são: altura, intensidade e timbre. Essa qualidade permite ao ser humano diferenciar e classificar os sons em graves e agudos. Isso é feito a partir da frequência do som.
O timbre está associado à forma da onda e nos permite distinguir sons de mesma frequência, produzidos por instrumentos diferentes. O timbre é caracterizado pela composição de frequências que constituem a onda sonora emitida pelo instrumento. O timbre é também denominado qualidade do som.
A altura nos permite diferenciar os sons agudos dos sons graves: o som alto é um som agudo e o som baixo é um som grave. ... Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto os sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.
Na música ocidental o som é classificado dentro de 14 intervalos, formados por tons e semi-tons, formados dentro de uma escala diatônica, isso partindo do entendimento que as vibrações do som estejam perfeitamente definidas.
Quanto maior for a frequência da onda sonora, mais agudo será será o som, isso da a característica do som alto. Com isso, quanto menor for a frequência da onda sonora, mais grave será o som, ou seja, isso nos da a caracteristica do som mais baixo. ... Assim, quanto menor a amplitude da onda mais fraco será o som.
O comprimento de onda das duas ondas são diferentes e, caso esteja se propagando em um mesmo meio material, a velocidade de propagação será a mesma. A primeira onda possui maior comprimento de onda então apresentará a menor frequência. Os sons com menor frequência são sons mais baixos (graves).
Resposta: a semelhança é que todas as imagens apresentam algum tipo de dança. a diferença é que são todos estilos diferentes de dança, diferentes roupas e os locais onde estão dançando.
1) A semelhança é que são todas obras do ramo de arte da fotografia e todas mostram, de muito longe, ou perto, de alguma maneira, a figura de pessoas. As diferenças estão nos materiais utilizados, em algumas há materiais como comidas (macarrão e açúcar).