Os custos diretos e indiretos de produção dentro de uma empresa são obtidos por meio da soma dos valores empregados em mão de obra direta e indireta e do que é gasto com materiais diretos e indiretos.
Os custos chamados de diretos são aqueles que estão ligados a produção ou oferta do produto/serviço, isto é, sem esse custo não seria possível manter a operacionalidade do empreendimento. Esse tipo de custo se caracteriza por ser facilmente mensurável, ele é prático e pode ser colocado numa planilha.
O custo direto é aquele para o qual é mais fácil atribuir um valor, ou seja, que é mensurável sem dificuldades, sem necessidade de rateio e que é relacionado diretamente ao produto final. Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta.
O custo direto são os gastos associados à fabricação do produto vendido ou da mão de obra, no caso de prestação de serviços. Por exemplo, se a sua empresa vende doce de leite, seus custos diretos são: a matéria-prima, como o leite; o plástico para as embalagens do produto; e assim por diante.
Os custos incorridos na empresa e que não foram apropriados diretamente aos produtos, ou seja, não estão diretamente ligados ao processo produtivo, são identificados como CIF (Custos Indiretos de Fabricação).
Rateio de custos é uma divisão proporcional dos custos de acordo com as demandas da execução de cada projeto ou serviço. ... Mostraremos como você deve fazer o rateio de custos indiretos da empresa entre seus projetos e qual a importância disso.
adjetivo Que foi alvo de rateio; que se dividiu proporcionalmente: lucro rateado. Que foi repartido através de rateio; distribuído de modo proporcional entre todos. Etimologia (origem da palavra rateado). Part. de ratear.
Rateio é uma divisão proporcional por uma base que tenha dados conhecidos em cada uma das funções em que se deseja apurar custos. Tal base deve constituir-se de dados que guardem estreita correlação com o custo, ou seja, o custo ocorre em condições semelhantes aos dados da base.
Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (000) e 20% para os produtos Y e Z (5..
Utilizando o método do custeio por absorção, seu custo unitário fica assim:
Ratear custos fixos é um dos maiores erros que o varejista pode cometer na precificação....No varejo, é comum o empresário fazer o seguinte:
Entre os tipos de rateio existentes estão:
Quanto ao sistema de rateio, podemos afirmar (Ref.: É o processo de apropriação dos custos diretos, distribuindo-os com base na quantidade de matéria-prima utilizada por produto. ... No Custeio por absorção, conforme legislação fiscal, não pode haver apropriação do custo pelo sistema de rateio.
O rateio é um dispositivo previsto em contrato que permite à associação de proteção veicular indenizar as situações de cobertura, como roubo, furto, acidente, queda de árvore e alagamento. Por esse esquema, cada associado paga um valor correspondente a uma ou mais cotas que equivalem ao valor do veículo.
Clique na célula “C3” e digite “= B2 * C1” sem aspas para obter o valor proporcional desejado.
Para calcular a proporção, você deve dividir o tamanho da amostra (valor menor) pelo valor total. Considerando o exemplo acima, onde de 150 questões, 105 foram respondidas corretamente, a amostra é o valor de 105 e o valor total é de 150. Então, basta dividirmos 105 por 150. O resultado será 0,70 ou 70%.
Distribuir o conteúdo de uma célula em colunas adjacentes