Prover um cuidado contínuo: por meio da comunicação, para adaptar o plano às vontades do paciente naquele momento. Criar uma definição de prioridades: enfatizar as observações latentes e o que os enfermeiros podem fazer a respeito. Servir como guia para equipe saber como lidar com cada paciente.
O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, com base na Lei do Exercício Profissional de Enfermagem e nas orientações técnicas da ANVISA, considera que o tamponamento pode ser realizado tanto pela equipe de enfermagem como por profissionais de serviços funerários de forma conjunta ou não dependendo da ...
Em localidade sem médico duas testemunhas podem declarar o óbito, mas o atestado de óbito é de competência exclusiva do médico. médico de outra cidade ou região para tal declaração). Entretanto, esses profissionais não podem preencher a declaração de óbito; somente o profissional médico.
Para manter o plano assistencial ajustado ao paciente, duas outras ações são necessárias: o registro e estudo da evolução do paciente e o prognósticode enfermagem. Com dados obtidos nessas duas ações complementar es, a enfermeira poderá modificar, quando indicado, o plano assistencial de enfermagem.