Algumas das principais características de Machado de Assis são: personagens metafísicos, que não são materiais, capítulos curtos, uso do tempo psicológico, de acordo com a memória do personagem, entre outros.
Crítica à burguesia e à sociedade de maneira geral; Ironia; Metalinguagem; Diálogo direto com o leitor.
O autor-narrador, e também personagem, nos deixa o maior mistério de um romance brasileiro: a traição de Capitu. ... Machado de Assis consegue envolver o leitor na trama, e inclusive seduzi-lo a gostar da personalidade e da sensualidade de Capitu que até o final nega o fato da traição.
No livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, quando Escobar morre, Capitu fica muito estranha aos olhos de Bentinho, num dado momento, o narrador diz “que notou que a mulher estava com os olhos fixos no cadáver de Escobar, como se fosse uma viúva, sem choro e lamentações”.
Inteligente, prática, de personalidade forte e marcante (ela era muito mais mulher do que Bentinho, homem), Capitu acaba se tomando a dona do romance: forma, inicialmente, com o narrador, um “duo terníssimo” e, depois, possa a constituir o centro do drama do protagonista masculino, com a entrada em cena de Escobar (“ ...
Segundo José Dias, Capitu possuía “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, mas para Bentinho os olhos pareciam “olhos de ressaca”; “Traziam não sei que fluido misterioso e energético, uma força que arrastava para dentro, com a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca”.
Maria Capitolina Santiago (Capitu, como é conhecida) é uma personagem do livro Dom Casmurro de Machado de Assis (1839-1908), publicado em 1899. Capitu é a personagem mais discutida, a mais famosa de Machado. O escritor deixa o leitor numa eterna dúvida sobre o adultério da esposa de Bentinho.
CAPITU, por sua vez, é hipocorístico de Capitolina, forma feminina de Capitolino, do latim Capitolium, "relativa a Capitólio". ... A forma latina Capitolium, por sua vez, provém de caput, "cabeça". Daí, considerar-se a base substantiva de formação do nome do personagem em questão e, desse modo, seu papel de determinado.
O narrador caracteriza os olhos de Capitu como "olhos de ressaca" porque assim como a ressaca do mar, os olhos de Capitu têm o poder de atrair e arrastar o que encontrar. ... Para o narrador, Capitu tinha os olhos como estas ondas, que são profundas, altas e ameaçadoras, levando consigo tudo que estiver em seu caminho.
A expressão "saca e ressaca" aplica-se ao fluxo e refluxo das ondas do mar, e que tem como resultado a sucção, por vezes fatal, de objetos para o abismo das profundezas aquáticas. Hoje em dia, Machado de Assis bem poderia dizer que os olhos de Capitu eram como buracos negros, mas duvido que a imagem fosse tão eficaz.
Machado de Assis em Dom Casmurro, define os olhos de Capitu, numa "retórica de namorado", Olhos de Ressaca. Olhos que arrasta tudo para dentro de si. Exemplo de uso da palavra Olhos de ressaca: "José Dias dera deles, olhos de cigana oblíqua e dissimulada".
É porque Capitu tinha olhos grandes e rasgados como de umas ciganas. logo olhos de ressaca, se refere a ressaca do mar, pois quando o mar enchia de mais. transbordava e sai tragando tudo que estivesse pela frente. assim os olhos de Capitu, o olhar dissimulado que e capaz de sugar toda energia de Bentinho..
Resposta. Explicação: A partir dessa metáfora, olhos de ressaca, Bentinho para contar sua vida em diferentes momentos, como na morte de Escobar, em que ele diz que os olhos de Capitu eram grandes e abertos, assim como o mar que havia tragado seu amigo.
Resposta. a) Em sua obra, Machado de Assis trabalha o olhar de Capitu de forma subjetiva, olhais de cigana oblíqua e dissimulada, quer dizer que Capitu tinha um olhar sagaz, de quem faria o que fosse necessário para ter o que quer.
51). Capitu é misteriosa como o mar e dissimula como a vaga do mar. Assim, seu olhar de acordo com o narrador, dissimulam porque querem dissimular o seu ser, e Bento é atormentado por esses olhares, que os cercam em todos os momentos. Bento tornou-se um observador obsessivo por olhares.
substantivo masculino Pessoa que oculta seus reais sentimentos ou intenções; fingido, falso, hipócrita: pessoa dissimulada. adjetivo Que está escondido; não aparente; encoberto, oculto. Etimologia (origem da palavra dissimulado).
O romance é narrado pelo próprio Bento Santiago, conhecido como Bentinho. Ele é um homem por volta dos seus 60 anos e que está disposto a contar sua história de amor por sua vizinha: Capitu. A trama tem como local a cidade do Rio de Janeiro durante o período do Segundo Império.
Na reta final de Laços de Família, Capitu acaba cedendo às investidas de Orlando (Henri Pagnoncelli) e aceita se casar com o magnata. ... Capitu ficará horrorizada com a tragédia, mas, ao mesmo tempo, aliviada por ter se livrado de dois estorvos de uma vez.
Capitu (Giovanna Antonelli) ficará viúva em Laços de Família. A ex-prostituta perderá Orlando (Henri Pagnoncelli) e Maurinho (Luiz Nicolau) em um acidente de carro horrível.
O objetos estarão no carro em que Maurinho e Orlando vão morrer. Os dois vão bater o automóvel, que explodirá nos próximos capítulos. Em seguida, Capitu vai se acertar com Fred (Luigi Baricelli), e o professor a pedirá em casamento.