Descontos obtidos em duplicatas devem ser contabilizados como receitas financeiras. Porém, caso o desconto fosse na nota fiscal você não precisaria nem lançar o valor do desconto, lançaria apenas o valor líquidos da nota fiscal.
A empresa que pagar antecipadamente a duplicata e, por conta disso, beneficiar-se de desconto financeiro deve registrá-lo como “Desconto Obtido”, em conta do subgrupo de “Receitas Financeiras”, que pode intitular-se “Descontos Financeiros Obtidos”, dentro do grupo de “Despesas Financeiras Líquidas”.
Quando a empresa concede um desconto ao seu cliente, na hora do recebimento de um título, o valor do desconto concedido precisa ser discriminado nos lançamentos contábeis, pois o valor recebido será diferente do valor previsto na apropriação.
O desconto incondicional é aquele concedido independente de qualquer condição, ou seja, não é necessário que o comprador faça qualquer ato posterior à compra para obter o benefício. ... Na prática, desconto incondicional é aquele abatimento que obrigatoriamente está contido na nota fiscal de venda.
Desconto condicional é aquele que para ser efetivamente concedido depende da ocorrência de fato posterior à emissão de nota fiscal, por exemplo, o pagamento das parcelas no prazo combinado. ... Por sua vez, o desconto incondicional independe de acontecimentos posteriores, sendo oferecido ao cliente no momento da compra.
No registro contábil os descontos concedidos incondicionalmente são registrados como dedução da receita bruta, logo no inicio da DRE (resultado do exercício). A empresa que obteve o referido desconto registrará este como uma receita financeira.
Certo, 3 produtos e 25% de desconto para o cliente que comprar, mas como a loja vai fazer a aplicação desse desconto na nota fiscal? Simples: para que o cálculo seja feito da forma correta, é necessário dividir a porcentagem, que no caso é 25%, pelas 3 mercadorias e aí então adicionar o valor do campo de cada uma.
Os descontos condicionais ou descontos financeiros são os descontos obtidos na liquidação antecipada de obrigações. ... Por outro lado, os descontos financeiros concedidos são os descontos concedidos no recebimento antecipado de direitos com terceiros. Neste caso o desconto é tratado como despesa.
O desconto comercial é aquele que não depende de qualquer condição futura específica, por isso mesmo, também é chamado no mundo empresarial de desconto incondicional, portanto, nessa espécie de desconto não é exigido do cliente o cumprimento de nenhuma obrigação para a sua obtenção.
O desconto financeiro está associado ao cumprimento de uma regra específica, como pagamento no prazo ou fidelidade. ... Por outro lado, o desconto comercial é considerado uma operação incondicional — não atrelada a eventos pré-determinados — e, por isso, é uma bonificação concedida no mesmo documento fiscal.
Clique com o botão direito sobre a opção Fornecedor; Clique em “Insere nova pessoa”; Informe o código do fornecedor desejado; No campo Conta informe a conta contábil na qual o sistema lançará um crédito referente ao valor total da fatura, e um débito referente ao valor do desconto obtido.
A palavra “desconto” significa uma dedução do preço habitual de algo. O verbo “descontar” significa retirar um montante, normalmente do preço de algum bem ou serviço.
É o Latim DISCOMPUTARE, formado por DIS, com significado negativo, mais COMPUTARE, “contar”. Ou seja, uma parte do valor não é levado em conta para o preço final.
Ele serve como uma antecipação do imposto que o colaborador precisaria pagar anualmente a Receita Federal. A empresa nesse caso faz o recolhimento mensalmente com base na alíquota do imposto de renda. Esse desconto em folha de pagamento é feito após a dedução do valor do INSS em folha.
O desconto, de uma maneira simples, é uma bonificação ou gratificação para a pessoa que opta por fazer uma compra à vista, uma vez que quem vende o produto não correrá riscos de não ter as parcelas pagas e, em contrapartida, oferece essa vantagem ao cliente.
Para saber o percentual de um valor basta multiplicar a razão centesimal correspondente à porcentagem pela quantidade total. Se preferir, você pode fazer o cálculo de porcentagem da seguinte forma: 1º passo: multiplicar o percentual pelo valor. 2º passo: dividir o resultado anterior por 100.
A porcentagem representa um valor dividido por 100. Dessa forma, falar 25% de um valor é o mesmo que dizer 25 de 100, ou seja, 25 dividido por 100. E, para descobrir o número exato de ausentes no evento, é só multiplicar o todo pela porcentagem. Dessa forma: 160 x 25% = 160 (25/100) = 160 x 0,25 = 40.