A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma:
Para a multiplicação de potências de bases iguais, pode-se sempre manter as bases e somar os expoentes, de modo que a base se conserve e somente o expoente se altere. Já para a divisão, a operação que envolva bases iguais pode ser dada pela conservação da base e a subtração dos expoentes.
Para multiplicar duas ou mais potências de bases iguais, basta repetir a base e somar os expoentes. Caso a segunda potência tenha expoente negativo, vamos subtrair em vez de somar os expoentes.
Multiplicação de potências de mesma base: conserva a base e soma os expoentes. Divisão de potências de mesma base: conserva a base e subtrai os expoentes. Potência de potência, multiplicar os expoentes.
Quando as bases são iguais, a diferença é só se os expoentes serão somados ou subtraídos. Quando as bases são diferentes, não há o que possa ser feito. É necessário resolvê-las para posteriormente fazer a soma ou subtração ou tentar utilizar algum artifício para mudar a base - mas daí depende de cada caso.
Olá! Quando as bases são diferentes e os expoentes são iguais e, o sinal aritmético que separa as duas expressões for de adição ou de subtração, NÃO se pode somar as bases e manter um único expoente! Desenvolver cada potência, e depois somar ou subtrair! Espero ter ajudado!
Propriedades da Potenciação Quando se multiplica potências de mesma base, têm-se uma nova potência onde a base é igual a base das parcelas e o expoente é a soma dos expoentes das parcelas. Em uma multiplicação de potências com a mesma base, conservamos a base e somamos os expoentes.
No caso em que as bases são diferentes, mas os expoentes são iguais, faz-se da seguinte forma:
Essa propriedade geralmente é lida da seguinte maneira: quando uma potência possui expoente negativo, inverta sua base e também o sinal do expoente.
O resultado de um produto entre duas potências de bases iguais será uma terceira potência, na qual a base será igual às bases das potências que foram multiplicadas, e o expoente será igual à soma dos expoentes dessas potências. ... Isso ocorre quando a base de uma potência é outra potência.
Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente. No exemplo indicado, 3 é a base e 5 o expoente. Quando uma potência tem expoente 2 ou 3 costuma ser lida de forma especial.
A potenciação ou exponenciação é a operação matemática que representa a multiplicação de fatores iguais. Ou seja, usamos a potenciação quando um número é multiplicado por ele mesmo várias vezes.
Resposta. É simples o *EXPOENTE: é o número de vezes sobre o qual se eleva o valor. Exemplo: 7 elevado a 5 - o expoente é o 5, pois 7 será multiplicado por ele mesmo 5 vezes.
A leitura é sempre feita começando pelo número que está na base elevado ao número que está no expoente, como nos exemplos a seguir: Exemplos: a) 4³ → Quatro elevado a três, ou quatro elevado à terceira potência, ou quatro elevado ao cubo. b) 34 → Três elevado a quatro, ou três elevado à quarta potência.
Resposta: Base, Expoente e Potência.
Como escrever potencia por extenso
Em certos casos, você encontrará essa fórmula escrita na forma W = A × V. Por exemplo, se a corrente tem 3 amps (3A) e uma voltagem de 110V, basta multiplicar esses dois valores para obter a potência de 330W (watts). A fórmula é P = 3A × 110V = 330 W (sendo P a incógnita indicativa de potência).
Resposta: a potência média é a relação entre o trabalho realizado e o intervalo de tempo correspondente. Sendo assim, P= (800 J)/(20 s) = 40 watts. Este motor realiza um trabalho de 49 joules a cada segundo.
Para fazer o cálculo do consumo de um equipamento elétrico é necessário verificar a potência deste equipamento, que como já falamos é dada em (W). O cálculo é muito simples, basta você multiplicar a potência pelo tempo de funcionamento em horas por dia durante o mês, depois é só dividir por 1000.
12W
A unidade de corrente elétrica é o ampère (A). um ampère corresponde ao transporte de 1 Coulomb de carga por segundo (1 C/s). Os instrumentos destinados à medida da corrente elétrica são denominados amperímetros. Os instrumentos destinados à medida da corrente elétrica em ampères são os amperímetros.
Em termos práticos, a voltagem é referente a tomada de energia (110 ou 220 volts) e a potência varia para cada aparelho. Exemplo: um aparelho de som pode funcionar em 110 volts e a potência do som do aparelho é de 35 watts.
Como funciona a nossa calculadora de watts para amperes?
A resposta vai se a corrente (I) em amperes (A), calculada pela seguinte fórmula: (V/R1) + (V/R2) + (V/R3), onde V representa a tensão total e R representa a resistência dos resistores em Ohms.
VA = Watts / 0,65 . Em alguns equipamentos encontraremos apenas a indicação da tensão de alimentação (Volts – V) e da corrente (Ampére – A) consumida. Neste caso, nosso sistema consome 390Watts ou 600VA.
O cálculo é bastante simples, basta utilizar a calculadora que disponibilizamos a seguir: CONSUMO (kWh) = potência (W) x horas de uso por dia (h) x dias de uso no mês / 1000.
Com o reajuste de 2020, preço por kWh na CPFL Paulista será em torno de R$ 0,85 por kWh para a tarifa residencial, R$ 0,80 kWh para tarifa comercial. 50 dicas para economizar energia e reduzir sua conta de luz!
Cálculo do valor do kWh (Kilo Watt Hora)