A silagem de milho é um dos componentes mais importantes na alimentação de bovinos, uma vez que a sua planta fornece um grande volume de alimento palatável, com alta digestibilidade e rico em energia, o que resulta em um excelente potencial para produzir leite e carne.
Húmus é o produto resultante da matéria orgânica decomposta, a partir do processo digestório das minhocas, formando uma compostagem natural, agregando ao solo os restos de animais e plantas mortas e também seus subprodutos.
A importância do húmus para a o solo é múltipla. Ele fornece nutrientes para as plantas, regula as populações de micro-organismos e torna os solos férteis. ... Ele é capaz de impedir a penetração de substâncias tóxicas do solo nas plantas; retém umidade e mantém a temperatura do solo equilibrada.
O processo de formação do húmus e é chamado humificação e pode ser natural, quando produzido espontaneamente por bactérias e fungos do solo (os organismos decompositores), ou artificial, quando o homem induz a produção de húmus, adicionando produtos químicos e água a um solo pouco produtivo.
A adubação com o húmus líquido influenciou significativamente a fotossíntese líquida, concentração intercelular de CO2 e eficiência do uso da água. A transpiração e a condutância estomática, quando submetidas ao teste F, não apresentaram diferenças significativas.
O húmus pode ser aplicado da seguinte forma: A lanço – Pode ser a aplicado com a mão ou com máquina espalhadora de calcário em toda a área. Em faixas – Aplicado somente na faixa de plantio; No berço (cova) – Aplicado na projeção da copa de arvores, cobertura para mudas e árvores (frutíferas, ornamentais, nativas).
Como utilizar o húmus de minhocas No caso do húmus puro, revolva um pouco da terra do vaso, coloque o adubo, cubra-o com a terra e regue. A dosagem recomendada é de 2 colheres de sopa para os vasos pequenos, 4 para os médios e 8 para os grandes.
Listamos 5 passos simples para você começar a fazer compostagem doméstica: