Funcionamento. O PWM funciona modulando o ciclo ativo (duty cicle) de uma onda quadrada. ... O controlador (fonte de tensão com PWM) entrega uma série de pulsos, gerados em intervalos de igual duração, que pode ser variada. Quanto mais largo o pulso, maior a quantidade de corrente fornecida à carga.
Um método simples para obter as características do sinal PWM é dividir o sinal analógico em um número de segmentos discretos iguais ao comprimento do período PWM. Então, o ciclo para este período pode ser ajustado igual à média do sinal analógico durante este mesmo intervalo.
O modo de voltagem ajusta a voltagem do ventilador, enquanto o PWM envia pulsos de voltagem calculados para o ventilador para fazê-lo rodar um pouco mais devagar. Geralmente isso depende de como as suas ventoinhas estão conectadas na placa-mãe.
Defina o multímetro digital para medir frequência Normalmente o multímetro com função duty cycle vem com um botão de comando escrito "Hz" e você verá no lado da escala de tensão escrito "Hz" também. O multímetro estará pronto para medir o duty cycle quando um sinal de porcentagem (%) aparece no lado direito da tela.
Eles também são chamados de PWM (modulação de largura de pulso) e exigem controle compatível da placa-mãe e seu BIOS, e nem todos os conectores de 4 pinos MB são verdadeiros PWM. ... O fio de sinal informa o exato RPM do BIOS e "sabe" como os pulsos são enviados ao ventilador.
Três fios = 1 Energia (12V), 1 Negativo (COM) e o outro tacógrafo. Cara ate onde sei é um de energia, um negativo e outro para controlar a velocidade da fan por temperatura do processador. tipo se tiver muito quente ele gira mais, se nao estiver tao quente gira menos.
Se não quiser ter trabalho tem três opções:
O preto sempre é o GND (terra), o vermelho é da alimentação (12v) e o amarelo é o sensor de rotação (não muito nescessário), no plug de 4 pinos, o verde é o de alimentação (12v), o preto é o GND (terra), o amarelo é o sensor de rotação, e o azul é o controle de velocidade, mas esse cooler aí não tem o fio de controle ...
O preto é o negativo e o amarelo o positivo.
Veja como instalar um cooler no seu computador
basta ligar o preto (terra ou neutro) e amarelo (12v) agora se quiser uma rotação menor liga ao inves de usar o amarelo use o vermelhor (5v).
Agora pegue o cabo do cooler e conecte o fio vermelho que vem da fonte ao fio vermelho do cooler e o fio preto que vem da fonte ao fio preto do cooler. ... Ligue a fonte e pronto, seu cooler está ligado direto na fonte do computador!
Recomendo ligar as 2 fans na CPU Fan e o conector da bomba na PWR FAN. Se quiser, a bomba também pode ser ligada diretamente na fonte através de adaptador específico para isso. Ligando na PWR FAN é possível monitorar a velocidade da bomba na bios.
Voce pode por até 20 coolers que não vai ter problema pela fonte amigo, os coolers usam muito pouca energia pra funcionar, 0.
A Ligação em paralelo é Ligando Positivo com Positivo e Negativo com Negativo dos dois FANS. Após isso você liga os positivos dos fans no positivo da fonte, e o negativo dos fans no negativo da fonte. Feito isso, tudo vai funcionar.
A maioria dos computadores são equipados com dois coolers, o primeiro responsável por esfriar a temperatura dos processadores enquanto o segundo afasta as altas temperaturas das fontes de alimentação. Leia mais: Como montar um PC gamer: um guia completo.
É pra ligar ou um ou outro. Nunca ambos. Em caso de placas-mãe que não tenham conector para o cooler do gabinete, pode-se ligar diretamente na fonte, mas aí ele funciona sem o controle de rotação, ou seja: sempre na velocidade máxima.
Perceba que ela tem uma flecha que indica a direção da saída do ar. Logo, caso você use a ventoinha para retirar o ar quente de dentro do gabinete, essa flecha deve estar apontada para fora; caso você use a ventoinha para jogar ar frio, essa flecha deve estar apontada para dentro.
Simples: o ar quente sempre sobe. Portanto, um cooler na parte de cima do gabinete tira esse ar de dentro do gabinete, abrindo mais espaço para a circulação de ar com temperatura mais amena; já um ventilador na parte de baixo direciona o ar frio de fora para dentro da torre.
Simples, basta ver a hélice do cooler, ele sempre roda em sentido das pontas da hélice, basta ver ele de frente, o ar vai sair pela traseira, aonde tem uma pequena grade que acompanha o meio do cooler e aonde vão os fios, o ar sai naquele sentido e a parte da hélice sem proteção é por onde ele puxa o ar.
Direção do fluxo de ar Note que as setas em azul indicam os locais por onde deve entrar ar frio (de fora para dentro), enquanto as setas em vermelho indicam a posição dos exaustores, ou seja, aqueles que irão tirar o ar quente (de dentro para fora) do gabinete.
As ventoinhas devem apenas puxar ar pra dentro, no sentido da frente para trás do veículo.
Realizando uma inspeção “de ouvido” na ventoinha do radiador Fique atento a qualquer ruído fora do comum. Para iniciar a inspeção, levante o capô do carro e faça uma escuta detalhada dos sons emitidos. Ligue o carro, coloque-o em marcha lenta e deixe assim até que a ventoinha seja acionada e você consiga perceber algo.
A ventoinha do carro é ligada após o sinal de um termostato enviado pelo líquido refrigerante (água do radiador mais aditivo). Ao atingir determinada temperatura, o sensor manda um sinal que ativa a ventoinha e consequentemente inicia o resfriamento do motor. É comum a ventoinha ligar após o desligamento do carro.
O interruptor térmico, conhecido popularmente como “Cebolão do Radiador”, tem a função de ligar e desligar a ventoinha que está junto ao radiador. Ele utiliza um disco bimetálico composto de dois metais com dilatações térmicas distintas, calibrados em uma temperatura específica.
Normalmente esse cebolão fica localizado no radiador e deve ficar livre de qualquer tipo de oxidação. Um dos problemas mais comuns, além da queima da peça é o isolamento por zinabre do contato com a água, provocando mal funcionamento que evita o acionamento do eletroventilador.
Para existir o funcionamento do interruptor térmico, ele precisa de um contato constante com água quente. Se ele não tiver contato com água durante todo tempo, ele não vai conseguir fechar o contato. Quando uma válvula termostática trava fechada, ela impede que a quantidade de água quente chegue ao interruptor.
Em suspeitas de superaquecimento, faça o teste com o cebolão, usando um fio (conhecido como jump) pra fechar o circuito. Se uma das velocidades do eletro-ventilador não funcionar, verifique o estado dos relés e fusíveis.