Cognitivo é aquilo que tem relação com o desenvolvimento intelectual, ou seja, fatores cognitivos: pensamento, linguagem, percepção, memória, raciocínio.
Desempenho escolar – habilidades de funções executivas ajudam as crianças a lembrarem-se e seguirem instruções com várias etapas, evitar distrações, controlar respostas precipitadas, ajustar quando as regras mudam, persistir na solução de problemas e controlar obrigações de longo prazo.
Dotado de um amplo conhecimento do acervo e das questões que o cercam, o mediador cultural está para auxiliar o público a fruir e interpretar as obras de acordo com o arsenal de conhecimento e imaginação próprio, sem ter de recorrer a narrativas pré-determinadas pela instituição.
A artista e arte/educadora Ana Lisboa6 (2005) argumenta que o mediador interfere e direciona a forma como a obra de arte chega ao conhecimento do público. Lisboa (2005, p. 309) destaca que “a mediação cultural funciona como uma ponte, um elo entre o artista, sua obra e o público a que se dirige”.
Mediação cultural refere-se a todas as maneiras de interligação entre um objeto, espaço ou ambiente dotado de significado ao seu usuário.
Mediação cultural são as formas em que a informação é passada a visitantes de locais como parques de ciências, lugares históricos, jardins botânicos, museus e outros patrimônios culturais.
As modalidades de mediação podem ser extremamente variadas podendo incluir caminhadas guiadas, palestras, teatro, mostras, placas, etiquetas, obras de arte, folhetos, montagens interativas, áudio-guias e meios audiovisuais.
Entende-se, desse modo, que a mediação cultural pode se tratar de um processo concebido como produção simbólica e material que têm lugar na dinâmica interativa circunscrita em uma relação de sujeito-sujeito-objeto na construção do conhecimento.