As Coordenadas Geográficas formam um sistema de localização que se estrutura através de linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas em graus. ... Os paralelos cortam a Terra horizontalmente, no sentido leste-oeste, enquanto os meridianos cortam a Terra verticalmente.
O mais conhecido dos sistemas de coordenadas é o cartesiano, talvez por ser bastante trabalhado na educação básica, desde o ensino fundamental até o médio. Os sistemas de coordenadas são utilizados em diversos ramos do conhecimento humano: matemática, física, astronomia, geografia etc.
As coordenadas polares são uma forma de expressar a posição em um plano bidimensional. As coordenadas cartesianas, também chamadas de coordenadas retangulares, utilizam uma distância em cada uma das duas dimensões para localizar um ponto, mas as coordenadas polares usam um ângulo e uma distância.
Para representar pontos em coordenadas polares, necessitamos somente de um ponto O do plano e uma semi–reta com origem em O. Representamos abaixo um ponto P de coordenadas polares (r,θ), tomando o segmento OP com medida r. O ponto fixo O é chamado polo e a semi–reta, eixo polar.
O ponto de referência (análogo a origem no sistema cartesiano) é chamado de polo, e a semirreta do polo na direção de referência é o eixo polar. A distância a partir do polo é chamada coordenada radial ou raio, e o ângulo é chamado coordenada angular, ângulo polar ou azimute.
Latitude e Longitude são conceitos da coordenação geográfica essencial para as marcações de localização. A Latitude e a Longitude devem se considerar as linhas imaginárias; Equador e Meridiano de Greenwich, que colocam elementos da cartografia e a localização dos locais do planeta.
A altitude influencia o clima, sobretudo através da pressão atmosférica. Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio.