Felis silvestris
Os mais comuns são “aqui, gatinho” ou “pss-pss-pss”, algo que o gato associe a vir até você.
Felidae
Atualmente, podemos falar sobre o habitat do gato doméstico, que seria o correspondente as espécimes que vivem sob cuidado dos seres humanos em suas casas e de outros gatos, considerados selvagens, encontrados em ambientes naturais sem contato com pessoas.
Não tem nada que os gatos apreciem mais do que isso! Aliás, eles podem dormir de 15 a 20 horas por dia. Ainda que sejam domésticos, os gatos mantém a fisiologia de um predador. Sendo assim, adotam hábitos noturnos: dormem mais durante o dia e usam a noite para caçar.
Na natureza, os gatos são carnívoros, ou seja, alimentam-se de pequenos animais, como pássaros e peixes. Eles usam as unhas retráteis e os dentes afiados para caçar as presas. Como animais domésticos, alimentam-se em geral de ração — seca ou enlatada —, elaborada especialmente para gatos.
Mudança de comportamento Se o gatinho sempre segue uma rotina, te espera na porta de casa quando você chega ou te acompanha sempre em todos os lugares da casa, tem um ritual para pedir comida e você percebe que ele não está mais se comportando da mesma forma, ele pode estar sinalizando que algo não está bem.
Apesar de domesticados, os gatos partilham todas as características dos felinos selvagens dos quais são parentes: são fortes, ágeis, dotados de grandes reflexos, sentidos apurados e instinto de caça, além de possuírem a personalidade vincada e individualista que lhes é característica.
Gostam de se lamber, brincar, correr, dividir a comida, etc. Isso acontece dentro da sua casa e na natureza também. Gatos gostam de tomar sol, muito sol.
8 Sinais que mostram que seu gato gosta de você4 min read
O olfato do gato fica na boca Para cheirar algo MUIIIIITO BOM, como a urina ou as partes íntimas outro gato, eles abrirão bem a boca. Esse comportamento aparentemente de ferocidade chamado-se de reação de Flehmen, e, muitas vezes, é visto em machos que observam fêmeas no cio.
Dá no mesmo! Quando um cachorro cheira as partes íntimas de uma pessoa é porque ele quer saber algo mais sobre nós. E ele coloca o focinho nas partes íntimas porque as glândulas sudoríparas do homem não estão em todo o corpo, mas sim nas axilas e na virilha, então o instinto é ir direto para lá.
Quando o gatos querem explorar o ambiente de forma amigável e conhecer o humano, eles se utilizam desses sentidos, ou seja quando os gatos cheiram a boca do tutor eles estão tentando se aproximar, se familiarizar com o cheiro do tutor, construir laços.
Muitas pessoas ainda acham que os gatos não são carinhosos e amorosos, porém é necessário entender que eles demonstram de maneira completamente diferente dos cães esse afeto. Por exemplo, quando esfregam o focinho, dão cabeçadas ou cheiram nosso nariz estão demonstrando todo o amor que sentem.
Mas por que o gato lambe o nariz do dono? Assim como cheirar, essa atitude também é uma demonstração de afeto e carinho. As lambidas geralmente representam amor na linguagem felina, e, portanto, se o seu amigo de quatro patas costuma lamber o seu nariz, você definitivamente tem um gato carinhoso e que te ama!
Através deste reflexo de Flehmen, as aberturas dos ductos nasopalatinos aumentam e é criado um mecanismo de bombeamento que faz o transporte dos odores para o órgão vomeronasal. É por essa razão que o gato fica respirando de boca aberta, para facilitar a entrada de feromonios e outras substâncias químicas.
Se você nota que o nariz do gato muda de cor apenas em momentos pontuais, como de excitação, estresse ou quando ele realiza algum esforço extra, a explicação está relacionada ao aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial.
Bom sinal! O focinho deve estar sempre úmido e frio, pois quando seco e quente, pode ser um sintoma de febre. Fique de olho também em outros sinais, como a perda de apetite. Fique de olho na pelagem do gatinho!