Classificação das Ondas – Tipos de Ondas
Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais, como sólidos, líquidos e gasosos. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas.
As ondas transversais são ondas cujas vibrações são perpendiculares a direção de propagação. Ondas em cordas (representado pela figura abaixo) são bons exemplos de ondas transversais.
É quando a onda vibra em uma direção perpendicular à direção de propagação. Todas as ondas eletromagnéticas são transversais, porém algumas ondas mecânicas são transversais. É quando a onda vibra na mesma direção em que ela se propaga.
Toda onda transporta energia sem deslocar matéria. 02. Em qual dos fenômenos abaixo as ondas são longitudinais? a) Raios X.
Velocidade e comprimento de onda
As ondas longitudinais são aquelas que possuem direção de propagação paralela à direção de vibração. Ondas transversais: Bem diferente das ondas longitudinais, sua direção de propagação é perpendicular a de vibração.
2. As ondas mecânicas precisam de um meio material para se propagar como por exemplo as ondas no oceano, já as ondas eletromagnéticas não precisam de um meio material para se propagar, elas se propagam no vácuo como por exemplo ondas de rádio. ... Possuem a direção de vibração perpendicular a propagação da onda.
A principal diferença é que as ondas eletromagnéticas não necessitam de um meio para se propagar, já as ondas mecânicas só se propagam quando há um meio. ... Ambos os tipos de ondas possuem características como, período, frequência, velocidade de propagação, amplitude, comprimento de onda.
1- É uma perturbação que se propaga. 2-Mecânicas-> precisa de um meio material para propagar. Eletromagnética-> não precisa de um meio material para propagar.
Resposta: Ondas são perturbações que se deslocam no espaço transportando, exclusivamente, energia de um ponto a outro, sem realizar transporte de matéria. Existem ondas de natureza mecânica, eletromagnética e gravitacional.
As ondas de RF dos celulares são "uma forma de energia eletromagnética que está entre ondas de rádio FM e as microondas. E é uma forma de radiação não-ionizante", explica em seu site a Sociedade Americana Contra o Câncer (ACS, na sigla em inglês).
Essa forma de radiação pode ser formada por ondas eletromagnéticas ou por partículas, como é o caso das radiações alfa e beta. No primeiro caso, órgãos internacionais defendem que radiações eletromagnéticas de energia superior a 10 eV (1 elétron-volt = 1,6.
São 7 os tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama. O que determina a sua classificação é a frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas e também o seu comprimento.