Com as plantas puras, Mendel cruzou a parte masculina de uma planta de semente amarela, com a parte feminina de outra planta de semente verde. ... A partir destes experimentos, Mendel chegou à conclusão de que os filhos herdam características dos seus pais por meio dos genes.
Seu trabalho foi ignorado durante toda sua vida, pois a comunidade científica da época não foi capaz de absorver suas idéias que se opunham à noção darwiniana vigente. Permaneceu na escola até os 21 anos, quando entrou para o monastério em Brunn (hoje, República Tcheca), grande centro intelectual.
Gregor Mendel foi um biólogo, botânico e monge que desenvolveu as bases da genética moderna. Os seus estudos o levaram a ser conhecido como o “pai da genética”.
Gregor Mendel, nasceu em Heizendorf, na Áustria, no ano de 1822 (HENIG, 2001). Ele é considerado hoje o pai da genética por ter sido o primeiro cientista a descobrir os mecanismos básicos da hereditariedade.
Em um de seus experimentos, Mendel cruzou duas plantas de linhagem pura, uma com sementes amarelas e outra com sementes verdes. O monge verificou, então, que todos os descendentes eram idênticos a um dos genitores.
A pangênese, por exemplo, foi uma hipótese proposta pelo filósofo grego Hipócrates, aproximadamente 410 anos a.C.. Segundo ela, cada órgão do corpo produziria um material hereditário específico: as gêmulas.
Para realizar seu experimento, Mendel analisou características que apresentavam duas formas distintas, como sementes verdes e amarelas, e flores brancas e púrpuras. ... Mendel realizava a polinização cruzada das plantas puras, transferindo o pólen de uma planta para outra.
Conhecido como o pai da genética, Mendel realizou todas as suas pesquisas sobre hereditariedade com ervilhas de cheiro (Pisum sativa), escolha que foi uma das razões de seu sucesso com suas pesquisas, pois essa leguminosa apresenta diversas vantagens como fácil cultivo, produção de grande quantidade de sementes, ciclo ...
Hoje sabemos que os "fatores" aos quais Mendel se referia são, na verdade, os genes que se encontram localizados nos cromossomos. Os conhecimentos obtidos sobre essas estruturas e sobre a divisão celular, particularmente a meiose, permitem explicar melhor os resultados obtidos por Mendel.
Porque ele fez pesquisas com pés de ervilha da seguinte forma: "cruzou" pés de ervilhas, diferente dos cientista da época achavam que o material que determinavam as características herdadas era semelhante à um fluído ou liquido.
As Leis de Mendel, também conhecidas como as Leis da Hereditariedade foram postuladas após alguns estudos realizados pelo monge Gregor Mendel no século XIX que tinha como objetivo explicar como as características de algum organismo eram passadas para seus descendentes.