A Nimesulida é um anti-inflamatório, enquanto que a combinação de amoxicilina-clavulanato faz parte da classe de antibióticos. Podem ser usadas em combinação porém sempre com orientação e prescrição médica.
Azitromicina. A azitromicina atua contra uma ampla variedade de bactérias detendo seu crescimento. Pode ser eficaz no tratamento de algumas infecções dentárias. Normalmente a azitromicina é recomendada apenas a pacientes alérgicos aos medicamentos da classe da penicilina .
O tratamento medicamentoso passa pela prescrição de antibióticos (p. ex. a amoxicilina ou a minociclina, entre outros) e /ou anti-inflamatórios (p. ex. o ibuprofeno ou o nimesulide, entre muitos outros).
“Dentro da terapia não cirúrgica, a raspagem corono radicular para alisamento da superfície dentária é a principal opção. Já para casos mais graves, o procedimento para redução das bolsas periodontais e a plástica gengival de retalho podem ser recomendadas”. Além disso, o uso de medicamentos também pode ser necessário.
O especialista em periodontia explica que a doença em seu estágio avançado é tratada no consultório pelo dentista com remoção do tártaro que fica por baixo da gengiva, aderido à raiz do dente. “Muitas das vezes, o paciente pode necessitar de uma cirurgia para essa correção”, esclarece.
Qual é o tratamento para doença inflamatória pélvica (DIP)? Metronidazol 500mg, de 12 em 12 horas, por 14 dias. A doxiciclina pode ser substituída por Azitromicina 500 mg, 2 comprimidos, 1 vez por semana, por duas semanas. Na ausência de Metronidazol 500 mg, a dose de 400 mg também pode ser usada.
Sintomas da doença inflamatória pélvica