A desidratação é uma circunstância que resulte quando o corpo perde mais água do que ele recolha. Este desequilíbrio interrompe os níveis usuais de sais e os açúcares actuais no sangue, que pode interferir com a maneira o corpo funcionam.
A desidratação é uma das técnicas mais antigas de preservação de alimentos utilizada pelo homem. O processo é simples e consiste na eliminação de água de um produto por evaporação, com transferência de calor e massa. Uma de suas maiores vantagens é não necessitar de refrigeração durante o armazenamento e transporte.
O consumo de frutas é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. ... Isso porque, durante o processo de desidratação, os alimentos perdem a quantidade de água existente, logo, o açúcar presente se torna mais concentrado, tornando-se mais calóricas do que as frutas frescas, por exemplo.
Já na desidratação por ar quente, uma corrente de ar quente com umidade muito baixa passa através das frutas (inteiras ou em pedaços). “Esse ar está ávido por água, então ele arrasta o vapor d'água junto com ele.
PROCESSOS E CUIDADOS BÁSICOS PARA TODAS AS TÉCNICAS
Basta misturar 1 colher (sopa) de suco de limão a cada 1 xícara de água. Então, é só imergir as fatias por alguns minutos, escorrer e secar os pedaços. Esse processo é recomendado principalmente para frutas como peras ou maçãs.
Você sabia que as frutas desidratadas são divididas em dois grupos? Os frutos secos oleaginosos (amêndoas, castanha de caju, nozes e outros) e as frutas secas (damasco, uva passa, banana, figo e outros). Rica em gorduras saudáveis, as oleaginosas trazem diversas vantagens ao organismo.
Modo de Preparo
Você também pode bater o caqui no liquidificador, formando uma pasta bem grossa, e colocá-lo no secador em uma assadeira. Descasque a fruta, corte em quatro partes ou em rodelas finas. As cascas podem ser desidratas à parte e servem para fazer chá, colocadas em granola ou transformadas em pó.
3º - Descasque os kiwis; 4º - Fatie os kiwis em rodelas de 8-10 mm; 5º - Coloque os pedaços nas bandejas sem sobreposição; 6º - Regule a temperatura do Pratic Dryer para 55oC e deixe desidratar por 12 a 14 horas.
Para desidratar alimentos são necessárias 3 condições:
Para secar no forno Forre a bandeja do forno com papel manteiga, coloque as frutas fatiadas, sem encostarem ou estarem amontoadas, mantenha o forno em temperatura baixa, entre 40 e 60ºC e o ventilador, circulador de ar do próprio forno, ligado (ou então, a porta do forno semi-aberta) pois a umidade terá de sair.
– Retire as sementes, lave-as em água corrente para retirar a polpa e mucilagem. Deixe escorrer e coloque as sementes para secar sobre folhas de papel ou jornal, em local sombreado e com boa circulação de ar. – Revolva as sementes periodicamente para não grudarem e a secagem ser mais homogênea.
Modo de Preparo
Água fervente – Encha uma panela grande ate o meio com água, coloque a água para ferver e mexa os alimentos diretamente na água fervente. Cubra e escalde por aproximadamente 3 minutos. Retire os alimentos da água fervente e coloque-os em água gelada para esfriar.
1Corte o caqui em fatias bem finas, de 1 milímetro (use um mandolin). 2Coloque no forno para desidratar por 48 horas, a 43°C. Uma dica: coloque o cabo de uma colher de pau na porta do forno para mantê-la semiaberta (a fruta precisa apenas desidratar, lentamente).
Coloque-as sobre uma grelha estreita e leve ao forno, em temperatura média. O forno tem que estar meio aberto e deve ter uma forma com água embaixo da grelha, para evitar o ressecamento da fruta. Deixe no forno por 4 horas, mas de meia em meia hora vire a fruta e veja se a forma ainda tem água.
Dispor as rodelas de laranja nas grelhas do forno, para facilitar a circulação do ar. 4. Levar ao forno pré-aquecido a 100ºC durante 2 a 3 horas. Ir virando e verificando a secagem das rodelas de laranja, tendo o cuidado de não deixar queimar.
Coloque a tampa do desidratador Pratic Dryer, ligue a ventilação e regule a temperatura entre 55 e 58°C; Desidratar por aproximadamente 12 horas, girando as bandejas a cada 3 ou 4 horas (preferencialmente).
Para fazer as frutas desidratadas é simples. Escolha suas frutas preferidas (nossa recomendação é laranja e limão siciliano), corte em fatias e coloque em uma forma sob papel manteiga. Leve ao forno a 100° C, por cerca de 1h30min, dependendo da potência do seu forno e da fruta escolhida.
Especiarias para Gin Tônica beGIN
Para cada xícara de água, adicione 1 colher (sopa) de limão. Acomode as frutas já cortadas em um refratário e banhe todas elas com a solução de limão preparada. Esse processo também é essencial, já que o limão vai ajudar a conservar as frutas por muito mais tempo!
A Laranja desidratada em rodelas é ótima para fazer chás, garantir um sabor especial em águas aromatizadas, bolos, shakes, geleias artesanais e até mesmo para fazer velas, sabonetes, aromatizadores de ambinente e água de passar roupas.