Na chegada ao Rio de Janeiro, a Corte portuguesa foi recebida com uma grande festa: o povo aglomerou-se no porto e nas principais ruas para acompanhar a Família Real em procissão até a Catedral, onde, após uma missa em ação de graças, o rei concedeu o primeiro "beija-mão".
Manuel II
Dom Manuel I
Duarte Pio de Bragança GMNSC (Berna, Suíça, 15 de maio de 1945) é, na atualidade, pretendente à Coroa de Portugal e ao título de duque de Bragança....Duarte Pio de Bragança.
5 de outubro de 1910
A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, foi o resultado de um longo processo de crise da monarquia no Brasil.
5 de outubro de 1910
O reino de Portugal e a dinastia de Borgonha Em 1128, d. Afonso Henriques venceu a nobreza aliada à dona Tareja (Batalha de São Mamede) e, em 1139, venceu os muçulmanos (Batalha de Ourique), declarando a independência da região, que passou a se chamar reino de Portugal (1143), iniciando assim a dinastia de Borgonha.
A unificação do território português se deu em paralelo com o fortalecimento do poder real. ... Henrique de Borgonha ficou com o Condado Portucalense, território que deu origem a Portugal. Contudo, foi o filho de D. Henrique de Borgonha (Afonso Henriques) que tornou o território independente do reino de Leão, em 1139.
Portugal foi o primeiro país a buscar fora da Europa solução para os problemas que estava passando. A descoberta de um novo caminho marítimo para as Índias fez-se urgente, pois eliminaria a intermediação muçulmana no Mediterrâneo e o monopólio das cidades italianas, Gênova e Veneza, e do comércio oriental.
O surgimento de Portugal enquanto nação relacionou-se diretamente com as Guerras de Reconquista, nas quais os cristãos da Península Ibérica iniciaram uma luta para expulsar os mouros, que invadiram e fixaram-se na península no século VIII. À medida que os mouros eram expulsos, novos reinos surgiam na península.
A formação de Portugal se deu durante o período da Reconquista, onde os mouros (Árabes) tinham conquistado a maior parte da Península Ibérica, então o Rei Afonso de Leão, ao fazer um pedido de apelo para os Cristãos, recebeu ajuda de um nobre Francês chamado D.
Dessa forma, a língua portuguesa se originou basicamente da mistura da língua lusitana com o latim vulgar, quer dizer, o latim falado em todo Império Romano, com suas variações de território para território, sofrendo influências das línguas dos diversos povos que compunham o império e dos povos que chegariam depois.
Com o declínio do Império Romano, foi ocupado por povos germânicos e depois por muçulmanos (mouros e alguns árabes), enquanto que os cristãos se recolhiam a norte, nas Astúrias. Em 1139, durante a reconquista cristã, foi fundado o Reino de Portugal a partir do condado Portucalense, nascido entre os rios Minho e Douro.
1139
O território dentro das fronteiras atuais da República Portuguesa tem sido continuamente povoado desde os tempos pré-históricos: ocupado por celtas, como os galaicos e os lusitanos, foi integrado na República Romana e mais tarde colonizado por povos germânicos, como os suevos e os visigodos.
O Condado Portucalense reemergiu, em 1096 pela mão de Henrique de Borgonha como oferta do rei Afonso VI de Leão pelo auxílio na Reconquista de terras aos mouros, a quem deveria prestar vassalagem, tendo também recebido a mão de sua filha, a infanta D. Teresa de Leão.
Uma vez vencida, D. Afonso Henriques toma conta do condado, declarando-o reino independente, dado que ele era neto de Afonso VI, Imperador de toda a Hispânia, passando a assinar todos os documentos oficiais não como conde, mas sim como rei. Primeira bandeira de Portugal, a de D. Afonso Henriques.
Portanto, os fatores que contribuíram para fortalecer o condado Portucalense, além da vitória contra os mouros na Guerra da Reconquista, foram a centralização política, o apoio da burguesia e o aporte financeiro que a mesma pode proporcionar aos Reis de Portugal.
Portugal foi inicialmente um condado, denominado Condado Portucalense. Este condado foi instituído em 868 e destituído em 1139. Já a Espanha foi constituída a partir da união de diversos reinos, como Leão, Castela, Navarra, Aragão e o condado da Catalunha, por exemplo.
Na maioria dos condados designa-se uma cidade ou vila como sede, onde ficam os funcionários do governo e onde se reúnem os comissários e supervisores. Nos pequenos condados, os administradores representam toda a população; nos maiores, os supervisores representam distritos separados.
Houve, no actual território de Portugal, ao longo do processo de reconquista, dois governos denominados de Condado Portucalense ou Condado de Portugal. Em documentos coevos, o território denominava-se Portugália, sendo o condado fundado por Vímara Peres em 868, após a presúria aos mouros de Portucale (o Porto).
O processo histórico conhecido como Guerra de Reconquista consistiu na retomada dos territórios conquistados pelos mouros (berberes que professavam a religião muçulmana) na Península Ibérica.
A “Reconquista da Península Ibérica” ou “Retomada Cristã” foi um movimento ibérico cristão de cunho militar e religioso, que opôs cristão e os muçulmanos numa guerra secular pela recuperação dos territórios perdidos para os conquistadores árabes na Península Ibérica, durante o século VIII, quando os muçulmanos ...
A reconquista de todo o território peninsular durou cerca de cinco séculos, só ficando concluída em 1492, com a tomada do reino muçulmano de Granada pelos reis Católicos. Em Portugal, a reconquista terminou antes, com a conquista definitiva da cidade de Faro, pelas forças de D.