Como interpretar imagens de modo fácil
Na arte, a leitura das imagens é fundamental para que possamos captar a essência da obra e o que o artista queria expressar. A interpretação das imagens nos dá a dimensão daquilo que o pintor retratou. Uma boa leitura de imagens depende da percepção. Nesse contexto, as imagens podem ter dimensões diferentes.
Converse com seus familiares mais velhos sobre suas memórias. Quais eram as festas, brincadeiras, brinquedos ou cantigas que gostavam quando jovens e … Peça para eles contarem detalhes dessas experiências. Se você desejar, escreva sobre sua infância também, como imagina que será os jogos daqui a 30 anos?
As imagens não somente educam como são educadas por nós. Através de nossas maneiras de viver e contar as nossas experiências (des)educamos as imagens que nos aparecem. A potência do existir em redes de conhecimentos e memórias narradas acionam significados outros nas/pela/com as imagens.
Leitura formal: observar os elementos que compõem, formam a obra de Arte, ou seja, os elementos expressivos, como a linha, a cor, o volume, a perspectiva.
Sendo assim, ler uma obra de arte, significa inteirar-se do conteúdo da imagem, observar a obra, captar com os olhos. A releitura por sua vez, tem como objetivo ler o texto, a obra ou a imagem novamente, recriar. É reinterpretar o objeto existente, criando novos significados.
A leitura é uma ferramenta fundamental na formação e desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, pois está diretamente relacionada ao aprendizado e desenvolvimento do conhecimento e raciocínio. É através dela que o indivíduo quebra fronteiras e descobre novos universos sem ao menos sair do lugar.
A leitura de uma obra é uma atividade tão importante quanto a produção artística, pois possibilita a interpretação das imagens, compreensão e apreensão de informações, fatores fundamentais para quem vai fazer o PAS.
A leitura das obras de arte é importante porque nos permite conhecer todo o contexto que envolve a arte, compreender seu significado e contemplar a beleza produzida; é dessa forma que se estimula o enriquecimento cultural do aluno.
Descreva a peça. Com base no seu conhecimento de arte, fale um pouco sobre a obra em si. Descreva o meio usado e a composição, bem como elementos como linhas, cores, texturas e formas. Nas suas próprias palavras, discorra sobre o significado da obra.
Como analisar uma obra de arte Observe as linhas. Avalie se são suaves e leves como as pinturas de Renoir, ou escuras e fortes. Olhe como o artista as usou, por exemplo, Van Gogh usou-as para mostrar as correntes de vento em noite estrelada, enquanto Munch as utilizou em “O Grito”, para exibir ondas sonoras.
primeiro : leia as informações do rodapé da obra (os créditos): título, autor, época, dimensão e técnica. O título quase sempre já é uma indicação do tema da obra, mas muitas obras simplesmente não tem título (lê-se Sem Título), justamente pra não influenciar sua interpretação,e aí é preciso pesquisar um pouco mais.
Leitura Formal: observar os elementos que compõem, formam a obra de Arte, ou seja, os elementos expressivos, como a linha, a cor, o volume, a perspectiva. Leitura Interpretativa: este é um momento muito rico, em que não existe certo nem errado.
Leitura de Obras - Elementos técnicos de comunicação visual. Já aprendemos nas aulas de Arte o que é Sintaxe Visual, ou seja, elementos básicos que compõem uma obra de arte visual: as cores, as linhas, as formas, a luz, etc.
Artes. A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Como analisar uma pintura.
Ao apreciarmos uma obra de arte, ressalta a necessidade de analisar os elementos presentes na mesma, de modo que as informações nela contida sejam devidamente «decifradas». O espectador compreenderá, assim, melhor a obra e aquilo que o artista pretendia transmitir.
Textura, forma, cor A textura que utiliza o artista pode também transmitir diferentes emoções. Esta pode ser criada pelo efeito das cores, ou directamente pela pincelada. Uma pincelada grossa e furiosa pode transmitir inquietude. Uma pincelada suave e fina nos transmitirá calma.