No PER/DCOMP Web, gerado por meio do portal e-CAC, o empregador, na tela inicial, deverá criar um “Novo Documento” como “Pedido de Restituição” e selecionar o tipo de crédito. Como se trata de um pagamento indevido ou a maior em guia GPS, caberá a seleção do crédito “Contribuição Previdenciária Indevida ou a Maior”.
Para quem está chegando agora e ainda não conseguiu, basta seguir algumas orientações da RFB e dos colegas aqui:
Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135....Documentação em comum para todos os casos
1 - Acesse o módulo Domínio Atualizar; 1.
Acesse a Internet e digite o seguinte endereço: http://www.quarta.com.br/downloads/governo.aspx#sefip;
Para atualizar ou instalar o aplicativo da SEFIP acesse o site: www.caixa.gov.br e após acesse o menu: Download/ FGTS- SEFIP/GRF. Em seguida, selecione o arquivo de atualização de versão e após clique em Salvar.
Para fazer a atualização automática:
A Receita Federal (RFB) identificou que vários contribuintes ainda não atualizaram o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (Sefip) com a Tabela Auxiliar – versão 42.
Nova versão da SEFIP 8.
Na utilização do Sistema SEFIP, o empregador deverá atualizar mensalmente a Tabela de Coeficientes para Recolhimento em Atraso, disponível no site www.caixa.gov.br e nas Agências da CAIXA.
Confira o passo a passo para a fazer a regularização:
Cálculo do FGTS em atraso
Como Gerar Guia de GPS em Atraso
O mesmo sistema SAL calcula automaticamente a GPS em atraso, fazendo os devidos acréscimos e atualizações. O juro cobrado é equivalente à taxa Selic. O cálculo é feito a partir do primeiro dia do mês seguinte ao vencimento da guia até o mês anterior do pagamento acrescido de 1% no mesmo intervalo de 30 dias.
Quando você NÃO precisa comprovar o trabalho Neste caso, você não precisará comprovar sua atividade profissional ou apresentar mais documentação no INSS. Basta calcular diretamente pela internet o INSS em atraso, emitir as guias, e fazer o recolhimento em atraso. Ainda assim, você vai ter que pagar juros e multa.
Os contribuintes individuais são autorizados a realizarem o cálculo da GPS em atraso via internet, caso o valor seja referente ao prazo de, no máximo, até cinco anos fiscais. Deste modo, se este período for ultrapassado, o contributário deverá comparecer a uma agência do INSS a partir do dia 16 de cada mês.
Como emitir a Guia da Previdência Social?
4 passos para pagar o INSS como autônomo
Como pagar INSS atrasado?
Multa: Calculada à taxa de 0,33% (trinta e três centésimos por cento), por dia de atraso. A multa será calculada a partir do primeiro dia subsequente ao do vencimento do prazo previsto para o pagamento do tributo ou da contribuição até o dia em que ocorrer o seu pagamento.
GPS em atraso e cálculo de acréscimos
11%