Também conhecidas como NBCs, as normas brasileiras de contabilidade são um conjunto de regras regulamentadas pelo Conselho Federal de Contabilidade – o CFC. Seu propósito central é nortear os conceitos e procedimentos que todos os profissionais desse segmento devem cumprir.
O Conselho Federal de Contabilidade fornece a estrutura necessária; As sete entidades compõem o CPC, mas outras poderão vir a ser convidadas futuramente; Os membros do CPC, dois por entidade, na maioria Contadores, não auferem remuneração.
A Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público (Estrutura Conceitual) estabelece os conceitos que devem ser aplicados no desenvolvimento das demais Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCs TSP) do Conselho ...
Cinco Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público são publicadas
A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.
Resposta: Ela vem de contábil, do Latim COMPUTABILIS, “o que se pode contar”, de COMPUTARE, que queria dizer “somar, calcular”, de COM-, “junto”, mais PUTARE, “estimar, imaginar um resultado”.
As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.
“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica”. ... Ela auxilia, portanto, no processo de administração das empresas, tendo papel crucial na tomada de decisões.
Além de questões legais, a contabilidade financeira tem o objetivo de prezar pela análise dos dados anteriores do negócio, incluindo o seu histórico financeiro. ... A contabilidade financeira também tem como objetivo estudar o patrimônio das organizações, sendo conceituada como fundamental na linguagem de negócios.
objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas através de informes contábeis de qualidade e que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais.
Segundo Láudio Camargo Fabretti³ “...o objetivo da contabilidade tributária é apurar com exatidão o resultado econômico do exercício social, demonstrando de forma clara e sintética, para, em seguida, atender de forma extracontábil as exigências, como por exemplo, das legislações do Imposto de Renda das Pessoas ...
O objetivo da Contabilidade Tributária é apurar com exatidão o resultado econômico do exercício social, demonstrando de forma clara e sintética, para, em seguida, atender de forma extra contábil as exigências, como por exemplo, das legislações do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social ...
Contabilidade Tributária é a parte da contabilidade que cuida da administração de tributos de uma empresa. Também conhecida como Contabilidade Fiscal, ela abrange todos os procedimentos utilizados para organizar o pagamento de impostos e definir as melhores estratégias para gerenciá-los.
A importância da contabilidade para as empresas abrange as rotinas relacionadas às obrigações acessórias, o planejamento financeiro e o planejamento estratégico. O contador é responsável pelo departamento fiscal e contábil, que envolve a transmissão de obrigações.
A contabilidade é responsável por mensurar os dados financeiros da empresa, como custos, receitas, despesas e etc. ... Além disso, a prática contábil auxilia na gestão empresarial, buscando manter a situação financeira estável e positiva, desde o fluxo de caixa até o balanço patrimonial.
A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando- os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.
A contabilidade gerencial é uma área em que os contadores atuam de maneira mais colaborativa na gestão empresarial, utilizando dados financeiros para produzir relatórios que auxiliam no processo de tomada de decisão.
São consideradas como funções da contabilidade em uma empresa, exceto: a) Registrar as movimentações econômico-financeiras. b) Elaborar demonstrativos financeiros para tomada de decisões. ... e) Fornecer informações para a análise da situação econômico-financeira.
A contabilidade gerencial fornece informações necessárias para a administração e para o desenvolvimento de uma empresa. ... Por estar sempre em contato com as transações da empresa, o contador poderá coletar dados que serão úteis na gestão do empreendedor.
A importância da contabilidade gerencial é garantir que os rumos da empresa sejam decididos baseados em dados fornecidos pela contabilidade de custos e financeira.
A meta da contabilidade gerencial é viabilizar as informações de que necessitam para o planejamento, a direção e a tomada de decisão. Se o objetivo é ser um administrador eficaz, é substancial um conhecimento profundo de contabilidade gerencial.
A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EMPRESARIAL. A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. ... Contabilidade Gerencial, em síntese, é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade.