Os meios físicos dividem-se em duas categorias: meios encapsulados e não encapsulados. Nos meios encapsulados, as ondas percorrem um material sólido. Os exemplos desse tipo de meio são: cabo de fibra-óptica, par-trançado e cabo coaxial. Nos meios não encapsulados, as ondas propagam-se na atmosfera e no espaço.
Meios guiados: usam um condutor parta transmitir um sinal do emissor até o receptor. Ex: Par de fios, Cabo coaxial, Fibra óptica. Meios não guiados ( sem fios): Usam ondas rádio para transmitir os sinais. Ex: Satélite, Comunicação Móveis.
Rádio Frequência Transmissões de rádio frequências são aquelas cujo canal de transmissão é o ar. As ondas de rádio viajam como as ondas do mar.
Um meio físico de transmissão, numa rede de computadores, é o canal de comunicação pelo qual os computadores enviam e recebem os sinais que codificam a informação. O mais usual é utilização de um entre vários tipos de cabos existentes para o efeito.
Pode-se conceituar meio de transmissão como todo suporte que transporta as informações entre os terminais telefônicos, desde a origem (central telefônica na origem da chamada) até o destino (central telefônica no destino da chamada) e vice-versa.
Meio Físico. O Art. 6º da Resolução CONAMA nº. 001/86 caracteriza o meio físico – o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d'água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas.
O meio biótico e o meio físico estão intimamente ligados. Por meio da reunião e análise de informações de ambos os lados, é possível estabelecer o plano mais adequado para a instalação e operação do empreendimento de forma que o impacto ambiental consequente seja mínimo.
Resposta. É as rochas, solos, águas superficiais e subterrâneas, geomorfologia e climas.
Os impactos ambientais são definidos por Resolução do Conama nº 001/86 como “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas no meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem estar da ...
O que é impacto ambiental? Trata-se de alterações no meio ambiente causadas pelas atividades humanas que podem ser negativas ou positivas, permanentes ou temporárias. Impactos ambientais são alterações no ambiente causadas pelo desenvolvimento das atividades humanas no espaço geográfico¹.
Além dos tipos de impactos citados acima, ou seja, os positivos (benéficos) e negativos (adversos), eles podem ser classificados em:
Saiba mais sobre a ISO 14001....Mas qual a diferença entre aspecto ambiental e impacto ambiental?
De acordo com a ISO 14001, a primeira etapa do processo do LAIA é identificar e avaliar os Aspectos e Impactos Ambientais relacionados às atividades exercidas, e avaliar o grau de criticidade e importância.
O Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais – LAIA é um diagnóstico da situação ambiental de uma empresa e auxilia o processo de tomada de decisões. O LAIA trás planos de ações aos gestores ambientais para a mitigação dos impactos ambientais.
A identificação de aspectos ambientais frequentemente considera, por exemplo, emissões no ar, liberações na água e em terra, uso de matéria prima, desperdício e recursos naturais, impactos na biodiversidade, etc.
O planejamento ambiental é constituído por fases com objetivos, inventário, diagnóstico, prognóstico, tomada de decisão e formulação de diretrizes. A intenção dessas fases é identificar os impactos ambientais e sociais possíveis com a construção e quais seriam as formas de minimizá-los ou compensá-los.
Segundo Ribeiro; Gonçalves; Lima, custos ambientais são os consumos de recursos ocorridos na área de produção, mas voltados especificamente ao controle e preservação ambiental. Assim, todos os insumos inseridos no processo operacional que tenham por objetivos precisos a eliminação/redução de poluentes.
1.
Em termos gerais, a contabilidade ambiental é uma ciência social que controla os recursos naturais para garantir que eles estejam disponíveis no futuro. As decisões tomadas pelos profissionais deste tipo de contabilidade são feitas com base nos campos social, econômico e calculista do mundo empresarial.
Contabilidade ambiental, portanto, é o registro do patrimônio ambiental (bens, direitos e obrigações ambientais) de determinada entidade, e suas respectivas mutações - expressos monetariamente. ... A contabilidade é uma enorme fonte de registro, interpretação e informação de dados empresariais e governamentais.