A fórmula é a seguinte:
Na figura 7F podemos observar o L branco na camada de cima. Chegamos, então, à metade da sequência de movimentos....A fórmula é a seguinte:
Método Básico
Serão apresentadas duas notações, uma para o caso 1 e outra para o caso 2, para aparecer a Cruz Amarela de primeira. Porém, você pode optar em usar apenas uma delas e, dependendo do caso, repetir a notação escolhida mais uma ou duas vezes, ou de mais fácil execução pra você para chegar no mesmo lugar.
Após fazer uma cruz na face superior do seu cubo, você deverá posicionar as peças de canto. Nessa etapa você aprenderá a preencher os cantos da face superior do cubo, sem se preocupar com as cores das peças da terceira camada nas outras faces.
A forma como se segura o cubo depende do número de faces amarelas já presentes na cruz, que pode ser 0 ou 2, nunca 1 ou 3 (simplesmente porque é impossível)....A fórmula é a seguinte:
Como montar um cubo mágico
More videos on YouTube
Método Avançado
Matt descobriu que basta girar as divisões do cubo, repetindo sempre a mesma sequência de movimentos para que, eventualmente, todas as cores acabem coincidindo novamente.
Dicas para acelerar a resolução do Cubo Mágico:
Basta alinhar as cores e descer os meios brancos para a base do cubo.
A lógica usada no cubo mágico é o algoritmo que é uma sequência lógica finita e definida de instruções que deve ser seguida para resolver um problema ou executar uma tarefa. Um algoritmo mostra passo a passo os procedimentos necessários para resolução de um problema, ou seja, diz como fazer.
Fazendo um cubo com uma folha de papel. Desenhe um retângulo de 20 x 5 cm em uma folha de papel. Para que o cubo tenha 5 x 5 x 5 cm, use um lápis e uma régua para fazer um retângulo que tenha 20 cm de comprimento e 5 cm de altura.
Melhores cubos mágicos: Nossos preferidos
Existem várias vantagens. O cubo mágico ajuda a: aprimorar a leitura; desenvolver a interpretação; aumentar a auto-estima; incentivar o interesse e a iniciativa; melhorar o raciocínio lógico e potencializar a concentração.
Cubos de Rubik Grégoire Pfennig (França) já fez uma versão 33 x 33 x 33, o maior cubo mágico do mundo, com 6.
Segundo o CNET, Brandon conseguiu resolver o cubo em sete horas e meia, batendo um recorde mundial. No vídeo, o jovm afirma que "a maneira que você resolve um cubo de 17 x 17 é a mesma para resolver um 7 x 7, ou um 5 x 5.
O cubo ou hexaedro é uma figura da geometria espacial, caracterizado como um poliedro regular – pois suas faces formam polígonos regulares e congruentes. Essa figura é formada por seis faces, doze arestas e oito vértices.
Lucas Etter
Quanto mais hábil for o cubista, mais rápido resolverá o quebra-cabeça. O processo de montar o cubo mágico estimula a região pré-frontal do cérebro, em especial a chamada função executiva, segundo Geraldo Possendoro, professor da especialização em medicina comportamental da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
3. Apenas cerca de 5,8% da população do nosso planeta pode resolver um cubo de Rubik! Mas se você quiser experimentar, obter ajuda não é trapaça: veja o Tutorial do Cubo de Rubik.
Outras variantes Pyraminx. Skewb. Megaminx. Skewb Diamond (Diamante)
Além disso, as faces também possuem suas diagonais. Vértices: os vértices são formados por pontos onde as arestas se encontram, no total o cubo possui 8 vértices. Ângulos: nos vértices, ângulos retos são formados, no total o cubo possui 24 ângulos retos.
O cubo mágico é um quebra cabeça que possui todas as características citadas. Ele é um jogo tridimensional composto de 6 faces de cores diferentes divididas cada uma em 9 partes de tamanhos iguais.
A invenção do cubo mágico se deu no ano de 1974 e se relaciona diretamente com a matemática, a intenção do criador, o jovem professor húngaro Erno Rubik, era criar uma peça que fosse perfeita, no que se refere à geometria, para ajudar a ilustrar o conceito da terceira dimensão aos seus alunos do curso de arquitetura.
Com tanta complexidade, diz o especialista, o cubo “ajuda bastante a desenvolver o raciocínio e a lógica”. “Para montar, é preciso ter uma noção de interpretação de códigos”, detalha. “E, para o vestibulando, ajuda a relaxar e mexe com o cérebro ao mesmo tempo”.
O objetivo de Rubik ao criar esse cubo foi desenvolver um objeto perfeito geometricamente para que, assim, ele pudesse ilustrar aos seus alunos de arquitetura o conceito de terceira dimensão. O cubo mágico teve esse nome inicialmente, o entanto, a empresa “Ideal Toys” alterou o nome para cubo de Rubik.
É caracterizado como um poliedro (hexaedro) regular ou ainda, um paralelepípedo retângulo com todas as faces e arestas congruentes e perpendiculares (a = b = c). ... Tal como o tetraedro, o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro é considerado um dos “Sólidos de Platão” (sólidos formados por faces, arestas e vértices).
O cubo é um sólido geométrico em que todas as faces são quadrados congruentes. Dessa maneira, ele é classificado como poliedro. Além disso, também pertence ao conjunto dos poliedros convexos e dos poliedros de Platão. A área de um poliedro e, consequentemente, do cubo é a soma das áreas dos polígonos que o formam.