Os jogos estudados pela teoria são objetos matemáticos bem definidos. Um jogo consiste de jogadores, um conjunto de movimentos (ou estratégias) disponíveis para estes jogadores, e uma definição de pagamento para cada combinação de estratégia.
A Teoria dos Jogos, a qual poderia se chamar muito apropriadamente de Teoria das Decisões Interdependentes, tem como objeto de análise situações onde o resultado da ação de indivíduos, grupo de indivíduos, ou instituições, depende substancialmente das ações dos outros envolvidos.
Um jogo eletrônico ou jogo eletrónico, também chamado videojogo, é um jogo no qual o jogador interage através de periféricos conectados ao aparelho, como controles (joysticks) e/ou teclado com imagens enviadas a uma televisão ou um monitor, ou seja, aquele que usa tecnologia de computador.
Os jogos eletrônicos assim como os jogos „tradicionais‟, possuem os mesmos objetivos, que é favorecer ao jogador divertimento, lazer, brincadeira para gastar energia, um momento para “fugir” da realidade e do cotidiano. Mas, além disso, os jogos favorecem o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral.
Quais são os jogos que fizeram história, quebraram os paradigmas da indústria e mudaram o modo como interagimos com o entretenimento digital?
Veja evolução gráfica de jogos atuais em comparação ao início da franquia
Os dez jogos mais esperados de 2020
Pong
Maze War, o primeiro FPS (1974) Você pensava que Doom ou Wolfenstein 3D havia criado o gênero de tiro em primeira pessoa, não é?
Os chamados jogos de FPS são a abreviação para “First Person Shooter” ou Tiro em Primeira Pessoa, em português. São games jogados da perspectiva do jogador que carrega uma arma. A história dos FPS se confunde com a dos videogames, já que os jogos de tiro foram parte do início dos primeiros títulos desenvolvidos.
RPG é uma sigla em inglês que pode ser traduzida como “Jogo de Interpretação de Papéis” ou “Jogo de Interpretação de Personagens”. Nele um grupo de amigos se reúne para construir uma história, como se fosse um teatro de improviso.