O óleo essencial de mirra é extraído por destilação, e no caso do uso de vapor de água, bem como através da extração com dióxido de carbono, é possível extrair apenas 10% do óleo essencial de mirra.
Quando um destilador prepara o material vegetal com água num grande fogão, o vapor enche o pote e, à medida que sobe, faz com que as glândulas das plantas rebentem e libertem os óleos e a essência da planta para o vapor. O óleo sobe através de um condensador e recolhe-se num recipiente separado.
A Água Floral de Alecrim é obtida por destilação a vapor das folhas de alecrim (Rosmarinus officinalis) e não contém álcool. Possui os mesmos benefícios do Óleo essencial de Alecrim, porém é mais suave. Indicada para peles mistas, tendência a oleosidade, falta de vitalidade.
Coloque água mineral ou de poço numa vasilha de vidro transparente. Colha as flores fazendo com que caiam diretamente na água, sem contato com as mãos. Depois de cobrir toda a superfície da água com as flores, o vasilhame deve ser colocado em um local bem ensolarado, próximo à planta de onde foram retiradas.
Misture de 20 a 25 gotas do óleo de melaleuca a ¼ xícara de água e ½ xícara de vinagre branco destilado em um frasco de spray. Agite bem a mistura antes de usá-la e borrife-a em diversas superfícies, limpando-as, em seguida, com um pano limpo.
O hidrolato atua como hidratante e tonificante e pode ser aplicado em todos os tipos de pele, as oleosas, sensíveis, ressecadas, entre outras. Ele regula a oleosidade, eliminando o sebo e equilibrando a produção de lipídeos. Junto a isso, ele possui propriedades antimicrobianas, ajudando também no tratamento da acne.
Como usar: pode-se usar um gel ou um fluído com melaleuca na composição, ou misturar 1 mL de óleo de melaleuca em 9 mL de água e aplicar a mistura nas regiões afetadas, 1 a 2 vezes ao dia.
A Melaleuca é uma planta muito utilizada para extrair o óleo essencial a partir das folhas, que tem inúmeros benefícios. Devido às suas propriedades bactericidas, o óleo desta planta pode ser usado como antisséptico ou para ajudar a desinfetar feridas.
Devido às propriedades antissépticas já relatadas, o óleo essencial de melaleuca é muito utilizado como conservante nas formulações. Ele combate infecções por bactérias e fungos na pele, regenera machucados e promove cura dos tecidos.
O óleo essencial de melaleuca apresenta propriedades antissépticas, antifúngicas, parasiticidas, germicidas, antibacterianas e anti-inflamatórias.
Dica: misture duas gotas de óleo de melaleuca em um copo de água. Aplique a solução com um algodão sobre a pele. Mas atenção: por ser um óleo superconcentrado, nada de aplicá-lo direto na pele do rosto.