4. Antes de iniciar a brincadeira, reforce para as crianças o conceito de rima, em linguagem de fácil entendimento e adequada para faixa etária, que a rima representa a correspondência sonora entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tônica (“a sílaba mais forte da palavra”).
Palavras que rimam são palavras que apresentam uma repetição de sons iguais ou parecidos. Essa repetição sonora ocorre na terminação das palavras e pode ser perfeita, correspondendo na totalidade, ou imperfeita, correspondendo apenas em sons vocálicos ou em sons consonantais.
Esquema de rimas é como uma ordem que estabelece que verso rima com qual. Para isso, atribui-se a cada verso uma letra do alfabeto. Para versos que rimem com ele, damos a mesma letra.
As rimas preciosas são rimas artificiais que foram construídas a partir da combinação de palavras distintas no que se refere à classe e à aproximação fonética: calúnia - resume-a. tome-a - sonha. pântanos - quebranta-nos.
Rimas interpoladas (ou intercaladas): Combinam-se numa ordem oposta, seguindo o esquema ABBA. Dele se encante mais meupensamento.” Rimas encadeadas: Quando as palavras que rimam se situam no fim de um verso e no início ou meio do outro. ... Versos brancos (ou soltos): São versos que não rimam com nenhum outro verso.
Diz-se da rima ou dos versos que terminam por vogais semelhantes nas duas últimas sílabas.
A Metrificação é a forma utilizada na Poética para medição de versos (metro), sendo, portanto, o estudo dessa medida.
A escansão é o exercício de contar as sílabas poéticas que compõem os versos de um poema, geralmente para conferirmos sua métrica e podermos classificá-lo ou não em um poema de forma fixa, como soneto, ode, balada, etc.
Escandir um verso é contar quantas sílabas poéticas ele tem. Vamos seguir dois passos bem simples: Contar as sílabas até a última sílaba tônica do verso (as sílabas átonas que vierem depois, se houver, não são consideradas); Fundir em uma sílaba só as vogais átonas (fracas) que aparecem entre as palavras.
A métrica é a contagem de sílabas métricas ou sílabas poéticas que constituem e dão harmonia ao verso. A métrica é o recurso utilizado para se medir um verso através da contagem das sílabas poéticas.
As regras básicas para a contagem de sílabas poéticas são: a) Só contamos até a última sílaba tônica de um verso. No primeiro verso, não conta a sílaba na, porque a última palavra do verso é paroxítona. No segundo verso, contamos todas as sílabas, porque a última palavra do verso é oxítona.
Denominam-se sílabas métricas ou sílabas poéticas cada uma das sílabas que constituem os versos de um poema. A contagem das sílabas poéticas é um processo que auxilia na criação do ritmo e melodia desejados pelo poeta e faz-se auditivamente, subordinando-se a alguns preceitos. ...