O nitrogênio é obtido diretamente da atmosfera por meio de dois métodos de separação: Liquefação fracionada. Destilação fracionada.
Podemos separar o oxigênio do ar através de métodos especiais. Você deve estar lembrado de que o oxigênio pode ser obtido também por eletrólise da água. Com a ajuda da corrente elétrica, conseguimos decompor a água em dois gases: oxigênio e hidrogênio. O oxigênio puro tem muitas utilidades.
A obtenção do gás oxigênio em laboratório pode ocorrer de várias formas, mas apresentaremos duas: 1) Por aquecimento do clorato de potássio (decomposição térmica) em presença de um catalisador (substância que aumenta a velocidade da reação).
O principal processo de remoção de oxigênio da atmosfera é a respiração. Também no processo de decomposição animais e bactérias consomem oxigênio e libertam dióxido de carbono. Devido aos minerais da litosfera serem oxidados em oxigênio, o desgaste químico das rochas expostas também consome oxigênio.
O oxigênio molecular é liberado na atmosfera graças ao processo de fotossíntese, o principal evento desse ciclo. Na fotossíntese, os organismos fotossintetizantes (algas, plantas e alguns procariotos) utilizam gás carbônico para sintetizar seu próprio alimento e, durante o processo, liberam oxigênio para o meio.
Já as algas marinhas produzem oxigênio em excesso, que é liberado na água, vai para a atmosfera e fica disponível a outros seres vivos. Nesse processo, as algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo, segundo dados são do Instituto Brasileiro de Florestas.