Escrevendo uma primeira versão. Comece com o crime ou mistério. Comece a história contando ao leitor um pouco sobre o crime ou mistério central. Você pode descrever a vítima e mostrar o que aconteceu logo antes da tragédia ou partir já do detetive chegando à cena algumas horas depois.
As narrativas de enigma se caracterizam, entre outros elementos, por apresentar um crime ou um mistério a ser desvendado. Por esse motivo, essas histórias, geralmente, apresentam a figura de um detetive ou de alguém que desempenha o papel de esclarecer o enigma, tornando-se um herói após desmembrar todo o “problema”.
O mistério do conto "O Enigma do Outro Lado" gira em torno da ''porta'', na qual estão reunidos os personagens Nanico, Zé Pereira e a própria narradora da história.
Resposta. Resposta: Como a história procura levantar a discussão sobre o fim das coisas, a mudança física dos personagens pode estar querendo representar a enfermidade da vida cujo o destino é a morte.
A narrativa de aventura narra uma aventura com o maior nível de detalhes possíveis, onde em boa parte dos casos a história se passa em torno de um protagonista. Por meio da narração da aventura pode-se exibir fatos de forma direta, onde esses fatos poderão ser ou não reais.