“Se o empenamento for leve, retiram-se os trastes e faz-se uma retífica da madeira da escala e a recolocação dos trastes. Já em um empenamento mais agudo, deve-se sacar a escala, desentortar o braço com direcionamento de calor e colar a escala novamente, seguida de nova colocação de trastes”.
Note no braço do seu violão que quado você afina ele esticando as cordas é como se você estivesse puxando o braço para frente, e quando esta tensão é maior do que deve o braço pode acabar empenando. ... Sendo assim, qualquer posição para guardar o violão na qual o braço esteja sendo forçado para dentro está errada.
6 dicas essenciais de como limpar as cordas do violão
Resumindo: guarde o violão sempre afinado. Se o braço dele não aguentar a tensão, é porque não vale a pena. PS: existem uns pequenos truques para poupar o instrumento no momento de guardar, principalmente se for por um período maior que o normal.
Guarde seu baixo afinado (jamais desafine o instrumento, a não ser para trocar as cordas) em um case ou bag e apoiado com as cordas viradas para a perede ou para baixo. Pedestal só serve para instrumento sem o bag, para o palco, nada mais.
Se você perceber que o som de alguma das cordas do seu violão está diferente do que deveria é porque seu violão está desafinado, porém se o som de todas as cordas do seu violão estiver de acordo com a sua referência a respeito do som das cordas afinadas é porque o violão está afinado.
Pode ser o caso também do violão estar com o braço empenado, isso pode acontecer se o instrumento ficar acondicionado de forma errada, exposto a altas temperaturas ou intempéries, ou colocar encordoamento diferente da especificação do fabricante.
O modo mais fácil e eficaz de afinar um violão adequadamente é utilizar um afinador eletrônico que descubra o tom emitido, normalmente oferecendo um auxílio visual de afinação e indicando a você para qual direção girar a corda. Ele faz virtualmente todo o trabalho por você, tirando, é claro, girar as cordas.
Quais são os principais acordes Os acordes indispensáveis são os de Lá menor, Mi menor, Dó maior, Ré maior e Sol maior. A partir desses 5 acordes, você já é capaz de tocar várias músicas. Entre elas, as principais do pop e do rock. Aprenda todos os acordes menores e maiores para violão e guitarra.
Primeiramente temos que dar nomes as notas naturais, veja a relação de cada uma para representar a cifra. Dó (C), Ré (D), Mi (E), Fá (F), Sol (G), Lá (A), Si (B). Para representar um acorde sustenido coloca-se o sinal de jogo da velha (#) após a cifra do acorde natural. E para bemol coloca-se um b minúsculo.