A fórmula mínima ou empírica corresponde à proporção mínima, em números inteiros, entre os átomos dos elementos que compõem a molécula da substância. Nesse exemplo, a fórmula molecular é diferente da fórmula mínima.
Cálculo da Fórmula Mínima ou Empírica: Para determinar a fórmula empírica de um composto é necessário saber primeiro qual é a sua fórmula percentual ou centesimal. Isso pode ser feito medindo a massa de cada elemento em 100g de uma amostra. O texto “Fórmula Percentual ou Centesimal” esclarece melhor esse assunto.
Assim, basta multiplicar os índices dos elementos na fórmula mínima por 8 para achar a fórmula molecular, que é: C8H8. 2º) Por meio da fórmula percentual ou centesimal, que indica a quantidade em massa de cada elemento em 100 partes de massa da substância pura.
Química: Estrutura e Composição Assim, o butano possui 4 átomos de carbono e 10 de hidrogênio, sendo sua de fórmula química: C4H10 ou CH3CH2CH2CH3. Sua massa molar é de 58 g/mol, seu ponto de ebulição é de -0.
O butano existe como dois isômeros estruturais: o n-butano, que apresenta uma cadeia linear com quatro átomos de carbono, e o isobutano (2-metilpropano), que apresenta uma ramificação. Ele é muito utilizado como um modelo simples em química orgânica para explicar análise conformacional.
Podemos observar que tanto o isobutano quanto o butano apresentam fórmula molecular C4H10, logo, são isômeros. O butano apresenta cadeia aberta normal, e o isobutano apresenta cadeia aberta ramificada. Portanto, trata-se de isômeros de cadeia.
A combustão do propano é uma reação tipicamente exotérmica com desprendimento de calor: C3H8 + 5 O2 → 3 CO2 + 4 H2O. Outro uso do propano é como propulsor para sprays aerossóis, especialmente após o banimento dos CFCs.
O gás propano tem o mesmo fim que o butano, mas é um tipo de gás que vaporiza melhor. Isto significa que quando utiliza uma garrafa de gás propano consegue consumir a totalidade do gás da sua garrafa, mesmo no inverno./span>
-Propano (C3H8): é um hidrocarboneto gasoso, obtido da destilação do petróleo. Ele é um dos componentes do gás de cozinha, juntamente com o butano. -Butano: (C4H10): também é um hidrocarboneto gasoso, utilizado juntamente com o propano no GLP – gás liquefeito de petróleo, que é o gás de cozinha./span>
Os hidrocarbonetos podem ser divididos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos – que são classificados de acordo com a instauração da cadeia (dupla(s) ou triplas ligações) – e ciclanos, que são as cadeias fechadas.