Para isso, basta contar de sete em sete dias, partindo do dia seguinte à própria DUM. Vamos exemplificar: DUM: 11 de Março. 12 de março: primeiro dia da primeira semana de IG.
Data provável do parto (DPP): caso você tenha uma data provável do parto (estimada por um exame de ultrassom), coloque esta data aqui. Preferencialmente deve-se utilizar o PRIMEIRO exame de ultrassom realizado na gestação pois quanto mais precoce o exame, menor é a margem de erro.
Esta regra estima a data provável do parto (DPP) a partir do primeiro dia do último período menstrual da mulher (data da última menstruação - DUM). Deve-se subtrair três meses e adicionar sete dias à DUM, ajustando o ano. O resultado é de aproximadamente 280 dias (40 semanas) após a DUM.
DBP: maior distância entre os limites externos dos ossos parietais a 90o em relação ao DOF. Circunferência Abdominal: Calculada a partir das medidas dos diâmetros abdominais ântero-posterior (DAAP) e transverso (DAT);
Também chamado de ultrassonografia e ecografia, o ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, aquele aparelhinho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. Com base nessa avaliação, imagens são formadas e investigadas por um médico.
Uma maneira simples de calcular o tamanho do bebê é multiplicar o tamanho do fêmur por 7. Outro método mais preciso, porém mais complexo seria multiplicar o comprimento do fêmur em milímetros por 0,59 e depois somar 6,18 para descobrir o comprimento fetal em centímetros.
Como Saber o Tamanho do Bebê na Ultrassom? O cálculo realizado para saber as medidas do bebê é feito através do tamanho do fêmur que é mostrado no exame ultrassom, é possível calcular o tamanho aproximado do bebê em centímetros, multiplicando este número por 7.
CCN – Valores de Referência para Determinação da Idade Gestacional por meio da Medida do Comprimento Cabeça-Nádegas (CCN) O comprimento cabeça-nádegas (CCN) é a medida do comprimento de embriões e fetos humanos do topo da cabeça até a parte inferior das nádegas.
OBJETIVO: avaliar a correlação entre o peso fetal estimado (PFE) por ultrassonografia e o peso neonatal (PN), bem como a capacidade do PFE predizer as alterações do PN entre gestantes de João Pessoa (PB).