O controle de percevejos pode ser feito com inseticidas, como indicado para as moscas-das-frutas. Em áreas pequenas, adote o ensacamento dos frutos ainda no início do desenvolvimento, prática eficiente no controle de insetos-pragas.
Uma opção também é juntar 100 gramas de ramos e folhas de cravo-da-defunto picados com 100 mililitros de acetona. Após 24 horas de descanso, adicione à mistura 2 litros de álcool. Com 1 litro da solução em 10 litros de água, pulverize o maracujazeiro.
Já plantamos de tudo, mas os frutos do maracujazeiro não vingam, apesar da linda carga que produz. Eles murcham antes de chegar ao ponto de colheita. ... Elas depositam ovos na fruta pequena e, quando eles eclodem, as larvas se alimentam das sementes, provocando o aborto do maracujá.
Adubação de formação: para o plantio no início das chuvas, início de novembro, aplicar 10 g de N aos 30 dias, 15 g aos 60 dias, 20 g de Ne 20 g K, aos 90 dias e 30 g de Ne 30 g de K,O aos 120 dias. O adubo deve ser espalhado num círculo de 0,5 m de diâmetro da planta.
Para manter os frutos, forneça nutrientes e água em quantidade suficiente. Por ser uma planta de crescimento vigoroso e de várias fases de crescimento simultâneas, faça a cada mês adubação com a mesma proporção de nitrogênio e potássio e irrigue a cultura sempre que os seus ponteiros se apresentarem murchos.
Adubação foliar Para suprir eventuais deficiências de micronutrientes, reco- menda-se fazer de 3 a 4 aplicações anuais, em pulverização, com 300 g de sulfato de zinco, 100 g de ácido bórico e 500 g de ureia para cada 100 litros de água.
Para esta operação, escolha um maracujá maduro, retire as suas sementes, lave-as e deixe-as secar por uns dias. Para um vaso com capacidade de 50 L, 6/7 sementes serão suficientes. Espalhe as sementes dentro de cada sulco anteriormente elaborado, cobrindo-as com uma pequena camada de substrato.
Os agentes polinizadores geralmente são insetos (entomofilia), aves (ornitofilia) e morcegos (quiropterofilia). Normalmente, as flores coloridas atraem seu agente com eficiência, devido aos diferentes tons e quantidade de cores. ... Mas, as flores brancas não dispõem deste mecanismo, e, portanto utilizam o seu perfume.
Ela construiu diagramas representando o espaço visual de aves e abelhas e plotou neles as flores conforme seu polinizador, mapeando como os animais enxergam as flores. ... Os beija-flores veem todas as cores, contrariando o dogma de que gostam de vermelho, e são especialmente atraídos por contrastes marcantes.
Graças ao seu trabalho de coleta de pólen e néctar, voando de flor em flor, as abelhas polinizam as flores e promovem a sua reprodução cruzada. Além de permitir a reprodução das plantas, esse trabalho também resulta na produção de frutos de melhor qualidade e maior número de sementes.
Os polinizadores são agentes que garantem a reprodução das gimnospermas e das angiospermas pelo transporte de pólen. Sem esses agentes, a biodiversidade estaria ameaçada. A polinização pode ser definida como o transporte de pólen do local onde é produzido até a parte feminina da planta.
A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino.