Conjugação do verbo "participar"
Participaram é a terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo e a terceira pessoa do plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo. ... Participarão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo.
Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural. Na Língua Portuguesa, podemos escrever o verbo TER, no presente do indicativo, COM ou SEM o acento circunflexo, mas em situações distintas.
Como é classificado o verbo ter? O verbo “ter” é um verbo extremamente irregular, o que significa que, quando conjugado, seu radical sofre profundas alterações, de modo que não há regularidade em sua conjugação. Isso faz com que “ter” seja considerado um verbo anômalo.
O verbo “ter” pode assumir o significado de “existir” em alguns contextos e, por isso, apresenta uma conjugação específica nesses casos.
Significado de Ter. verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança.
Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Portanto, é errônea a flexão do verbo no plural. É provável que a origem do erro seja a associação da conjugação do verbo “haver” com os verbos “existir” e “ocorrer”.
o verbo haver empregado pessoalmente, acompanhado pelo sujeito sofre flexão de número e gênero, para concordar com o sujeito, veja como flexionar: O verbo haver é impessoal, ou seja, indica que o sujeito da frase é inexistente. Sua conjugação é apenas na 3a pessoa do singular.
A frase correcta será então Devem existir vários carros e não *Deve existir vários carros.
"Deve-se romper com esses candidatos" é o correto. O "se" nesta oração é pronome apassivador. ... Corrigindo as orações, temos: Trata-se de assuntos diversos; é necessário que se afaste dessas pessoas; precisa-se de vendedores temporários; pode-se precisar de mais colaboradores.