Como é colocada a sonda vesical
Sondas recomendadas: lactentes, nº 4 ou 6; crianças, nº 8 ou 10; adolescentes, nº 10 ou 12; adultos, nº 12 a 14. Procedimento: SONDAGEM VESICAL DE DEMORA - FEMININA.
A sonda vesical de alívio é utilizada para esvaziar imediatamente a bexiga sem a permanência de uma sonda. É retirada depois do alívio da bexiga. Já a sonda vesical de demora é implantada e deixada por tempo pré-determinado pela equipe médica de acordo com a abordagem terapêutica empregada.
A Sonda Foley é utilizada para procedimentos de drenagem no canal da uretra, permitindo o esvaziamento da urina que está na bexiga. Possui 2 vias, que conectam o tubo flexível a bolsa coletora. É indicado para pacientes que necessitam de controle rigoroso da diurese ou para tratamentos de distúrbios urinários.
É um procedimento estéril que consiste na introdução de uma sonda até a bexiga, através da uretra, com a finalidade de facilitar a drenagem da urina ou inserir medicação ou líquido, com tempo de permanência longo (pode variar de dias a meses), determinado pelo médico.
CONCLUSÃO: A retirada da sonda vesical 7 dias após a prostatectomia radical retropúbica, sem realização de cistografia, tem uma baixa taxa de complicações de curto prazo, equivalentes às da retirada da sonda aos 14 dias de pós-operatório.
Um urologista corta pedaços do tecido prostático aumentado com um laço de arame. Os pedaços de tecido vão para a bexiga e são expelidos no final do procedimento. Incisão transuretral da próstata: consiste em alguns pequenos cortes na próstata e no colo da bexiga para alargar a uretra.