EQST

O Que Um Estudo De Viabilidade Tcnica?

O que é um estudo de viabilidade técnica?

Estudo de viabilidade técnica é a análise conduzida em etapa anterior à realização de toda e qualquer obra com o objetivo de avaliar se determinado projeto é viável, considerando-se custos, riscos e as possibilidades de retorno financeiro.

Como fazer um estudo de viabilidade técnica e econômica?

Para fazer uma análise de viabilidade econômica e financeira é necessário seguir algumas etapas, sendo elas: projeção de receitas que o projeto terá; projeção de custos, despesas e os investimentos necessários; análise de alguns indicadores calculados em cima dos dados projetados de receitas, despesas, custos e ...

Como calcular a viabilidade econômica de um projeto?

Como calcular a viabilidade de um projeto utilizando técnicas de análise de investimento: Payback Si

  1. Viabilidade técnica, estratégica e econômica-financeira. ...
  2. Em que momento é calculada a viabilidade do projeto. ...
  3. O fluxo de caixa de um projeto. ...
  4. Payback simples. ...
  5. VPL – Valor Presente Líquido. ...
  6. TIR - Taxa Interna de Retorno.

O que é a viabilidade operacional?

Viabilidade Operacional Diz respeito ao que o cliente espera e o que o sistema será capaz de fazer. Esse também foi um problema maior no passado e hoje espera-se que ele seja bem menor do que já foi.

Como saber se o projeto é viável?

Para que um projeto seja considerado viável, a TIR deve ser maior ou igual a TMA. Isso significa que o retorno é maior ou igual ao mínimo que o investidor espera receber. ... Quando a TMA é maior que a TIR, o projeto é considerado inviável.

Como analisar TIR VPL Payback?

Para poder analisar a aceitação ou rejeição do investimento, é possível usar qualquer um dos três métodos, desde que:

  1. VPL > VP. O VPL deverá ser superior ao VP para que o investimento seja interessante. ...
  2. TIR > TMA. A TIR deverá ser maior que a TMA. ...
  3. Payback descontado < vida útil.

O que significa uma TIR negativa?

E agora, como fica o método da TIR? A escolha de TIR = 30% torna o projeto aceitável (TIR > TMA), já a escolha de TIR = 10%, indica a sua recusa (TIR < TMA). A Figura 2 da função VPL = f(i) permite entender melhor esta situação. O VPL é negativo para taxas de juros (TMA), inferiores a 10% ou superiores a 30%.

Quanto maior o TIR melhor?

Entre vários investimentos, o melhor será aquele que tiver a maior Taxa Interna de Retorno. ... Desta forma, a TIR é a taxa de desconto que faz com que o valor presente líquido (VPL) do projeto seja zero. Um projeto é atrativo quando sua TIR for maior do que o custo de capital do projeto.

Quando a TIR é viável?

Bom, para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10% e 15%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1%. Isso significa que se o retorno exigido for menor que 13,1%, o projeto será viável. Caso seja maior que 13,1% o mesmo deverá ser rejeitado.

Quanto menor a TIR mais interessante será o investimento?

O que é e como funciona TIR Caso a TIR seja menor do que a TMA, não fará sentido a empresa realizar o investimento e seria mais interessante aplicar os R$ 300 mil em títulos públicos. Caso contrário, o investimento é economicamente viável. A fórmula matemática da TIR advém da fórmula do VPL, igualando-o a zero.

Quanto maior o VPL mais indicado será o projeto?

Se o VPL for maior que zero, significa que esse projeto tem valor, ou seja, ele traz retorno para o investidor, gerando lucro. Em contrapartida, se o VPL for menor que zero, o projeto não traz retorno para o investidor, gerando prejuízo.