Na nota 10, a mesma obra precisa ser citada novamente, então op. cit. substitui o ano de publicação.
Ambas as expressões são utilizadas para uma mesma obra já citada antes. A diferença de uso está no local dessa citação anterior: quando imediatamente anterior, usa-se ibid. (sem necessidade de repetir o autor), caso contrário, op. cit antecedido pelo autor.
Por mencionar uma obra já citada no trabalho, essa mesma menção também determina que o autor da nova citação também é o mesmo da citação anterior. Esse tipo de menção ocorre comumente ao final da página nas notas de rodapé, onde é possível conferir várias obras, publicações, autores, entre outras informações.
Quando existirem vários trabalhos de um mesmo autor, publicados em datas diferentes, cita-se o sobrenome do autor, seguido das datas entre parênteses sem espaçamento.
Para fazer a referência de um livro conforme a ABNT, deve-se escrever: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Quando você cita no trabalho dois autores diferentes, mas que coincidentemente possuem o mesmo sobrenome e publicaram os trabalhos na mesma data. Neste caso, acrescenta-se ao sobrenome as iniciais dos prenomes. Quando você cita no trabalho dois ou mais trabalhos de um mesmo autor publicados no mesmo ano.
Como Fazer Citações no TCC nas Normas da ABNT
27) orienta que a CITAÇÃO DE CITAÇÃO (apud) “[...] é indicada da seguinte forma: sobrenome do autor original, seguido da expressão 'apud' ou 'citado por' e do nome do autor citado (autor da obra consultada”.
O travessão é um sinal de pontuação da gramática da língua portuguesa pt-br, empregado para indicar interlocuções ou o início de frases. O uso mais comum do travessão é marcar o discurso direto. Por Exemplo: Para indicar a fala da personagem ou a mudança de interlocutor nos diálogos.
Traço bem maior que o hífen, o travessão costuma ser empregado nas seguintes situações: 1) No discurso direto, para indicar a fala da personagem ou a mudança de interlocutor nos diálogos.
No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.