Em caso de trabalhos de dois autores, deve-se citar sempre os dois autores no texto. Para três, quatro ou cinco autores, deve-se informar o sobrenome de todos os autores na primeira citação; para as citações subsequentes, incluir o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. (sem itálico).
Como citar dois ou mais autores no TCC
As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula. As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética.
Quando você cita no trabalho dois autores diferentes, mas que coincidentemente possuem o mesmo sobrenome e publicaram os trabalhos na mesma data. Neste caso, acrescenta-se ao sobrenome as iniciais dos prenomes. Quando você cita no trabalho dois ou mais trabalhos de um mesmo autor publicados no mesmo ano.
Quando a autoria e/ou responsabilidade forem desconhecidas, a indicação da fonte deverá ser feita pela primeira palavra do título seguida de reticências, data de publicação do documento e páginas da citação (no caso de citação direta), separados por vírgula e entre parênteses.
A forma mais simples e genérica de citar o Ministério da Saúde em seus trabalhos é iniciando com o país de origem (em caixa alta) e o nome do órgão separados por ponto. Ex: BRASIL. Ministério da Saúde.
Quando o autor é desconhecido, as normas para referências ABNT instruem a não utilização da expressão “Anônimo” para substituir a autoria. Deve-se referenciar pelo título, cuja primeira palavra estará grafada em letras maiúsculas. Exemplo: METODOLOGIA do índice nacional de preços ao consumidor – NPC.
Caderno de atenção domiciliar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 2 v. : il. Volume 1: ISBN 1966-7 Volume 2: ISBN 2023-6.
o Título do fascículo, suplemento, número especial; o Local de publicação, editora; o Indicação do volume, número, mes e ano e total de páginas.
Textos Básicos de Saúde). Cadernos de Atenção Básica, n. 27, Brasília, 2009b. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_basica_diretrizes_nasf.pdf.
A coleção institucional do Ministério da Saúde pode ser acessada, na íntegra, na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde: . O conteúdo desta e de outras obras da Editora do Ministério da Saúde pode ser acessado na página: . Brasil. Ministério da Saúde.
Para cada citação de site, na sua referência deve constar os seguintes dados:
Agência nacional de vigilância sanitária. ANVISA. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução da diretoria colegiada- RDC Nº 15, de 15 de março de 2012. Disponível em:< www.anvisa.gov.br/legis> Acessado em: 22 de março 2012.
Use "Organização Mundial da Saúde" como autor. Você deve começar uma referência sempre pelo nome do autor. Portanto, caso tenha utilizado um relatório criado pela OMS em seu trabalho, comece escrevendo o nome "Organização Mundial da Saúde", seguido de um ponto final.
SAÚDE. A “Organização Mundial de Saúde” (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”.
Declaração de Alma-Ata. Conferência Internacional sobre cuidados primários de saúde; 6-12 de setembro 1978; Alma-Ata; USSR. In: Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Políticas de Saúde.
World Health Organization (WHO). 2001. Promoting Health in the Human Environment.
Genebra: OMS, 2002. ONU - Organização das Nações Unidas.