O peso final foi considerado como o da última consulta, poucos dias antes do parto. Foi calculado o IMC, pela razão entre o peso em quilograma dividido pela altura em metros ao quadrado.
O IMC é calculado dividindo-se o peso do indivíduo por sua altura ao quadrado, conforme a fórmula abaixo:
Como é calculado o peso ideal para cada semana?
O peso excessivo na gravidez aumenta o risco de uma série de complicações, como a pré-eclâmpsia, uma doença gestacional que causa pressão alta e edemas em várias partes do corpo, além de outros sintomas, como dor de cabeça.
Segundo o Ministério da Saúde, mulheres que começam a gestação com um peso adequado devem ganhar de 11 a 16kg durante os nove meses de gravidez. Para as que engravidam com sobrepeso, o ganho de peso ideal é entre 7 e 11kg. Já para as obesas, a balança deve mostrar um ganho de apenas 5-9 kg ao final da gravidez.
A grávida que tem mantido um ganho de peso adequado para cada etapa da gestação pode sentir-se mais livre nas escolhas alimentares, mas a qualidade da alimentação deve ser mantida. As refeições devem ser feitas a cada 3h - 3:30h, em pequenas quantidades e devem ser ricas em fibras, vitaminas e minerais.
Através de uma alimentação saudável, com a manutenção as atividades físicas e o acompanhamento dos especialistas certos, a mulher grávida pode acabar emagrecendo....Algumas modalidades que costumam ser muito indicadas pelos especialistas são:
É natural ter um maior apetite durante a gestação devido às transformações metabólicas no corpo da mamãe. Há uma tendência para uma queda rápida de glicemia e maior produção de peptídeos, substância que gera a sensação de insaciedade.
:: jantar pelo menos duas horas antes de dormir - dê preferência a alimentos com baixo teor de gordura e que sacie mais, como as proteínas magras (frango e carnes magras).
Seis derivados do coco para acrescentar ao cardápio saudável
Algumas dicas importantes para que a gravidez transcorra sem problemas são: