Confira a lista de benefícios do arroz:
carboidrato
O arroz fornece ao organismo ferro, potássio, fósforo, magnésio e vitaminas B1, B2 , B3 e B6. Porém, quando o grão seco é lavado antes de ser cozido, parte dos nutrientes se perdem.
Calcular com medidor: Lembrando que o arroz quase triplica seu tamanho após o cozimento, então 100 gramas de arroz cru equivalem a 260-280 gramas de arroz cozido.
No caso do arroz parboilizado, é preciso que ele seja lavado. Esse tipo de arroz passa por um processo que faz com que ele tenha contato com a exposição industrial, com isso, ele tem mais chances de absorver substâncias químicas.
Em época de preço alto, uma forma de economizar é fazer o arroz render mais na cozinha e existe um truque pra isso. Temos aqui duas xícaras de arroz, uma vai ser preparada da foram tradicional, e a outra não, e vai render uma porção maior. Antes de cozinhar, deixe o arroz coberto, com água, por pelo menos meia hora.
Se você gosta de arroz soltinho, ao fritar você faz com que ele fique com a parte externa do grão um pouco mais dura e evita assim que um grão grude tão facilmente no outro.
Refogue o arroz por cerca de 2minutos, para ele 'selar', um arroz bem refogado é sinal de arroz bem soltinho, mas não pare de mexer, não permita que ele grude no fundo nem nas laterais. Não esquece, não pode 'dourar' senão amarela. Coloque a água quente, a proporção é sempre de 1 para 2.
O vinagre de arroz, pode ser utilizado como protetor hepático, combatendo a degeneração e doenças do fígado. Pelas propriedades antioxidantes, o vinagre de arroz protege o cólon do intestino contra a colite (inflamação do cólon). Ajuda no controle do açúcar no sangue e melhora a função hepática em diabéticos.
PRIMEIRO - O primeiro passo é lavar bastante os grãos, até a água ficar translúcida, para tirar o excesso de amido – responsável por grudar o arroz cozido. Enquanto o líquido estiver esbranquiçado, é sinal de que ainda tem amido a ser dispensado. SEGUNDO - Seque o arroz na peneira, antes de levá-lo para a panela.
Fazendo o melhor arroz agulhinha Já na panela ligada, refogue o alho a gosto com um pouquinho de azeite. Depois, basta só jogar o arroz e mexer com o tempero. Coloque a quantidade de sal, misture novamente e pegue uma medida de água fria (apenas para cobrir a quantidade desejada), coloque o tempo no timer e pronto!
Cubra o fundo queimado da panela com água quente e coloque detergente de lavar louça. Em seguida, tampe a panela e ferva em fogo baixo. Quando a água borbulhar, desligue o fogo, espere esfriar e esfregue a comida grudada com uma escova ou palha de aço.
Sabe por que o arroz fica empapado? A proporção de água na receita é um fator super importante que faz toda a diferença na textura dos grãos. Se você colocar mais água do que deveria, certamente terá um arroz empapado e mole demais. Por outro lado, se colocar pouca água, o arroz não vai cozinhar direito.
Pegue uma peneira de média a grande, coloque seu arroz dentro e lave bem com água mineral fria, balançando para que o arroz solte. Isso porque a água mineral retira o amido que dá a consistência empapada e o movimento da peneira solta os grãos que estiverem grudados.
Coloque água fervente cobrindo o arroz, ficando cerca de 2 dedos acima. Coloque o sal, mexa e deixe cozinhar. Quando a água estiver quase seca (fazendo algumas bolhinhas), tampe bem a panela e abaixe fogo até o mínimo deixando secar totalmente (estalando).
Não mexa o arroz durante o cozimento Uma recomendação primordial é não mexer o arroz quando ele já estiver em processo de cozimento na água. Só assim será possível evitar as possíveis quebras dos grãos e que o ingrediente fique muito empapado.
Quando o arroz fica duro, o que fazer? Será que tem conserto? Tem sim, o que você precisa fazer é adicionar um pouquinho mais de água (½ xícara) e voltar ao fogo baixo. Deixe terminar de cozinhar por cerca de 5 minutos e pronto!
Ocorre que a exposição crônica a esse composto aumenta o risco de câncer e doenças do coração. E olha que ele está na água, no ar e até em alguns pesticidas. Ou seja, mesmo o cultivo em áreas secas não estaria isento do problema. Mas muita calma antes de jogar fora a panela de arroz.
Tenho hábito de comer arroz cru,qual o risco a minha saúde fazendo isso? Olá, Apenas o risco de infeccao porque os produtos crus podem conter germes, bacterias e fungos.
“Estável ao calor” significa que a toxina pode sobreviver à ebulição e, uma vez que o alimento é refrigerado na “zona de perigo” de 15 a 50°C, as bactérias podem se multiplicar, produzindo ainda mais da toxina.
Alimentos NÃO PERECÍVEIS:Os grãos, no geral, se enquadram nesta categoria, arroz (cru), feijão (cru), fubá, açúcar,enlatados… NÃO DEVEM ser armazenados na geladeira e sim em locais secos, ventilados e protegidos do calor e da umidade.
Para saber exatamente quantas bactérias há nos alimentos que ficam até 3 horas fora da geladeira, o programa levou algumas amostras de arroz, feijão, frango e carne para análise em laboratório. Essa contagem só é possível após dois dias, que é o tempo necessário para os micro-organismos serem vistos a olho nu.
Mais uma dica: depois de cozido, o arroz dura de 4 a 6 dias na geladeira. Você deve refrigerá-lo até duas horas depois do cozimento e conservá-lo em recipiente hermético. Dica: Não abra a embalagem até o momento de cozinhar.
Bem antes de arroz e feijão ficarem com aquele cheiro azedo bem característico, já é possível que haja contaminação ali. Por isso, eles devem ser mantidos sob refrigeração de 4 °C (a temperatura da geladeira) por no máximo três dias.
Mesmo a pizza estando na geladeira, só a como até no máximo um dia depois, se ficar fora da geladeira, jogo fora.