Como calcular o vão do pergolado de madeira? Apesar de não haver um padrão determinado para o vão, ao longo dos anos e da experiência da Cobrire a empresa passou a usar uma medida como referência: 50 centímetros de eixo a eixo de cada travessa do pergolado.
A estrutura de madeira pode ser utilizada em qualquer tipo de construção, exceto naquelas em que a estrutura fica exposta a intempéries sem proteção ou em contato com o solo (o uso nessas condições é possível com tratamentos químicos como o CCB).
2,50 metros
Passo a passo para construir um pergolado de madeira
O preço médio para um pergolado de madeira com vidro fica entre R$ 400,00 e R$ 750,00/m².
Na teoria, a estrutura do pergolado de madeira não tem muito segredo. Ela é formada por pilares e vigas, posicionadas de forma paralela. Entre os materiais mais usados na construção, vale destacar: eucalipto, pínus, peroba, jatobá, madeira de demolição e bambu.
As medidas ideais das pérgolas vão de 7 cm a 10 cm de espessura, dependendo do comprimento da peça”, declarou Mauro Cezar, Administrador da Madeira & Arte, empresa especializada em portas, esquadrias sob medida e diversos outros itens produzidos a partir da madeira para construção e decoração.
Stain ou pintura regular ajuda na conservação Aplique qualquer stain de sua preferência e aplique tintura de grau exterior resistente. Verifique sempre seu pergolado em busca de sinais de desgaste. Além disso, como geralmente o pergolado em madeira fica exposto ao sol e à chuva ele pode necessitar de pintura frequente.
Fundação dos postes. A estrutura onde será fixada a rede pode ser de eucaliptos de reflorestamento ou dormentes de trilhos de trem. Eles deve ter as medidas mínimas aproximadas de 2,50m de altura por 25cm de diâmetro. Para fixá-lo no chão, faça um buraco de 60cm de profundidade por 35cm de diâmetro aproximadamente.
Se for tijolo maciço, firme as buchas e coloque os ganchos, parafusando-os; Já no caso do bloco oco, preencha o vazio do tijolo com graute (argamassa) através dos furos feitos. Em seguida, insira as buchas e parafuse os ganchos. Mas, atenção: aguarde 4 dias para instalar o suporte, pois é preciso secar a argamassa.
Por isso, é muito importante planejar com calma onde a rede vai ser fixada, já que ela pode ficar entre uma coluna e uma parede, entre duas colunas paralelas ou na diagonal, cruzando o pergolado. De qualquer forma, o ideal é que haja cerca de 3 metros entre cada ponto de fixação.
O redário, portanto, é um espaço de relaxamento com redes, para que os condôminos possam aproveitar momentos de leitura, observar o céu em uma noite estrelada ou até tirar aquele cochilo revigorante.
Fixe o balanço na outra extremidade da corda. Coloque a corda nos furos do balanço. Ajuste a altura para a posição que considera adequada. Amarre a corda fazendo um nó lais de guia. Corte o excesso de corda, se houver.
Veja a seguir o passo a passo: A rede, que possui o comprimento padrão de 4,10m, deve ser instalada numa área com comprimento de 2,9m a 3,3m entre os ganchos. Já a altura mais apropriada dos ganchos é de 1,7m. Se o lugar for menor, é recomendado instalar os ganchos em uma altura maior.
Instalação
Faça os furos valendo-se de furadeira com broca para concreto de 10 mm e, com uma lanterna, observe se se trata de tijolo maciço ou bloco ocado observando o interior dos furos. Se tijolo maciço, basta fixar as buchas e instalar os ganchos, parafusando-os.
2 metros
INSTALAÇÃO DA REDE Confira as medidas antes: Certifique-se sobre os 3 metros de distância entre as paredes e a altura de 1,9 metros do chão. Estique a rede entre as paredes e veja se tudo está de acordo. Com o lápis, marque o local do furo: Assim, facilita na hora de colocar os parafusos.