Além disso, há algumas dicas essenciais que podemos incorporar no treino para conseguir acelerar o aumento de carga no supino.
Supino: → 1,25 a 1,5x o Peso Corporal (113 – 136 kg para um atleta de 90 kg). Clean: → 1,25 a 1,5x o Peso Corporal (o mesmo do que o levantamento acima).
Para começar a entrar em forma antes de levantar peso, faça pelo menos 150 minutos de algum exercício aeróbico moderado por semana. Caminhar, correr e nadar estão entre as melhores opções, mas você pode ser criativo: pratique algum esporte, troque o elevador pelas escadas, e assim por diante.
Em geral, os exercícios com mais repetições são usados para melhorar a resistência muscular, enquanto os com mais peso e menos repetições são usados para aumentar o tamanho e a força dos músculos.
O treino hipertrofia é, em geral, constituído de 3 ou 4 séries com 8 a 12 repetições dos exercícios para definir o corpo. Você vai trabalhar, separadamente, todos os grupamentos musculares de forma intensa, próximo ao máximo de peso que consegue aguentar para determinado número de repetições.
REPETIÇÃO: Refere-se ao número de execuções de um mesmo exercício realizados consecutivamente, ás vezes com um pequeno intervalo de alguns segundos. Série: É um conjunto de repetições. As séries são realizadas com intervalos variados. Um exercício pode ter uma ou mais séries de um determinado nº de repetições.
Primeiramente, a repetição tem a ver com o movimento em si. Ela se refere à execução completa de um exercício e, de maneira geral, possui duas etapas: o levantamento da carga e o retorno à posição inicial.
Segundo um conceituado autor que há anos estuda os treinamentos com peso, “repetição é um movimento completo de um exercício. Normalmente consiste em duas fases: a ação concêntrica do músculo, ou levantamento da carga, e a ação excêntrica do músculo, ou retorno da carga à posição inicial”.
Geralmente, se o foco é ganho de força e de massa muscular, quando o aluno tende a utilizar cargas maiores, ele precisa de um descanso de 45 segundos a 1 minuto e 30 segundos para recuperar os músculos para a próxima série.
Mais que isso: também chamado de intervalo de recuperação (IR), esse tempinho que muitos usam para mexer no celular ou conversar é um divisor de águas entre um treino eficiente e um treino medíocre. Como diria um velho ditado alemão: O diabo mora nos detalhes.”
Entre os treinos "Para atividades leves e moderadas recomendamos um intervalo de segurança de 24 horas e, para atividades mais intensas e com maiores cargas, esse intervalo de descanso deve ser de 48 horas", afirma Gustavo Abade.
É durante o sono que o hormônio do crescimento é liberado. Além disso, seus músculos precisam de descanso entre uma sessão de treino e outra, caso contrário ficarão fadigados, lesionados e podem até começar a diminuir. Procure dar um descanso de 48 horas para cada grupo muscular treinado e dormir bem à noite.
Treine bíceps duas vezes na semana O ideal é que você faça dois ou, no máximo, três treinos desse grupo na semana. Mas vale ressaltar que a recuperação varia de acordo com sua dieta e fatores individuais, e são esses fatores que devem pautar a frequência do seu treino.
Como fazer um treino de peito e bíceps e de costas e tríceps de maneira adequada? De acordo com Gustavo, é mais indicado fazer a seguinte combinação de grupos musculares: em um mesmo dia treinar peito e tríceps; no outro, costas e bíceps.