A VIOLÊNCIA SOCIAL SOB A PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA Como afirma Agudelo (1990), "ela representa um risco maior para a realização do processo vital humano: ameaça a vida, altera a saúde, produz enfermidade e provoca a morte como realidade ou como possibilidade próxima".
Como explica Minayo à complexidade da violência ocorre na vida em sociedade, ou seja, o enorme desrespeito às regras básicas de convivência, as leis, passam de um simples desentendimento à violência, degenerando a qualidade de vida, o convívio social e causando o isolamento dos indivíduos.
Os violadores costumam ser agentes do Estado, cuja responsabilidade legal é a proteção dos cidadãos. A despeito de algumas exceções notáveis, a impunidade ainda predomina para a maioria dos crimes contra os direitos humanos.
Para suplantar a violência é que se edificam sistemas éticos, jurídicos, promovem-se políticas públicas e ações sociais. Princípios, políticas, normas, leis, instituições sociais e do sistema de justiça podem colaborar com a superação da violência, da corrupção e da criminalidade.
Sugere-se alguns princípios: respeitar a Vida; rejeitar a violência; ser generoso; ouvir para compreender; preservar o Planeta; redescobrir a solidariedade. São pequenas atitudes, porém muito significativas. Sejamos instrumento da Paz!
A violência é um grande problema global devido a mortes e lesões que causa e os profundos efeitos do trauma sobre indivíduos, comunidades e países. Destrói a saúde física, psicológica, social e econômica de todos os residentes nas áreas afetadas. Reduz a expectativa de vida e bloqueia oportunidades.
Qualquer ato que venha a ferir a integridade corporal da vítima. Ações que causem danos psicológicos, como humilhação, chantagem, insulto, isolamento e ridicularização.
Violência física, bullying, racismo, homofobia, preconceito, cyberbullying.
De acordo com a entidade, as principais causas de mortes entre adolescentes brasileiros de 10 a 15 anos são, nesta ordem: violência interpessoal, acidentes de trânsito, afogamento, leucemia e infecções respiratórias.
Introdução-Violência contra os jovens. Caracterizada, em sua maioria, pelos assassinatos por armas de fogo, acidentes de trânsito e exploração sexual, o uso de drogas, a violência que tem aumentado no Brasil e no mundo.
Resposta. Explicação: A violência urbana tem ocasionado a morte de milhares de jovens no Brasil, é o principal fator de mortandade dessa faixa etária. ... Tais problemas são determinantes para o estabelecimento e proliferação da marginalidade e, consequentemente, da criminalidade que vem acompanhada pela violência.