Ao ser injetada, a toxina botulínica atua como se fosse um bloqueador neuromuscular que impede as transmissões de estímulos dos neurônios para os músculos, inibindo a contração muscular de forma parcial ou completamente.
Toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Quando administrada oralmente em grandes quantidades, bloqueia os sinais nervosos do cérebro para o músculo, causando paralisia generalizada, chamada botulismo.
A toxina botulínica age bloqueando a produção ou a liberação de acetilcolina nas sinapses e junções neuromusculares. Especificamente, para fazer com que os músculos se contraiam, os nervos libertam a acetilcolina. Esta se liga aos receptores nas células do músculo e faz as células musculares contraírem.
A aplicação da toxina botulínica é feita com uma agulha muito fina e bem pequena, para que o processo seja superficial e você e os demais profissionais possam atingir somente os pontos desejados. Como a agulha é pequena, os pacientes sentem pouca ou nenhuma dor no procedimento.
Uma ampola do Botox (100 unidades) custa cerca de R$ 600,00, quando comprado em grande quantidade. A ampola do Dysport (500 unidades) custa cerca de R$ 1.
Com portarias que os resguardam em nível federal, até o presente momento, profissionais como biomédicos, dentistas, enfermeiros e farmacêuticos, além dos médicos, estão autorizados a realizar a aplicação da toxina botulínica e atuar na estética avançada com diversos procedimentos, descritos em suas respectivas ...
Quais medicamentos o fisioterapeuta pode prescrever?
Técnicas da fisioterapia estética para auxiliar na qualidade de...
2. A competência de prescrever métodos e técnicas fisioterapêuticas é privativa do profissional fisioterapeuta, senão vejamos: "RESOLUÇÃO COFFITO 8, publicada no DOU de que Aprova as Normas para habilitação ao exercício das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.