As bactérias comensais do intestino são extremamente benéficas para a saúde humana, facilitando o metabolismo dos nutrientes e a resistência à colonização patogênica, promovendo a integridade das células epiteliais, além do claro desenvolvimento do sistema imunológico.
Células M (microfold) são importantes para transferir antígenos (sem processá-los) para linfócitos da lâmina própria e linfócitos intraepiteliais (não representadas).
A interleucina-1 (IL-1) é um importante agente do grupo das citocinas sendo o principal10 agente mediador na resposta imune contra invasão bacteriana, inflamação, infecções e11 lesões teciduais.
RESPOSTA IMUNE NAS INFECÇÕES VIRAIS Os interferons tipo I são produzidos por células infectadas por vírus e, ao interagir com uma célula não infectada, têm a propriedade de protegê-la contra a infecção, além de colaborar com a resposta imune adaptativa.
Resposta Imune. O processo de defesa do corpo através do sistema imunológico é chamado de resposta imune. Existem dois tipos de respostas imunes: a inata, natural ou não específica e a adquirida, adaptativa ou específica.
→IMUNIDADE INATA: Dentre os mecanismos da imunidade inata envolvida na eliminação das bactérias extracelulares destacam-se a ação das enzimas, defensinas, citocinas e do sistema complemento (via alternativa ou das lectinas) (ABBAS, 2005).
A imunidade específica é adquirida como resultado da exposição a um determinado agente estranho ao organismo, o qual é reconhecido graças à presença de determinadas moléculas à sua superfície, os antigénios, que funcionam como as "impressões digitais" da cada agente estranho ao organismo.
A imunidade especifica geralmente é a imunidade humoral, onde há anticorpos específicos para um antígeno especifico. Já a imunidade inespecífica geralmente é celular, onde há a fagocitose de corpos estranhos.
As defesas do organismo contra a infecção incluem barreiras naturais, como a pele, mecanismos inespecíficos, como certos tipos de glóbulos brancos e a febre, e mecanismos específicos, como os anticorpos.
Imunidade são os mecanismos que nosso corpo apresenta para garantir proteção contra agentes que podem causar danos a ele. A imunidade é garantida graças ao nosso sistema imunológico ou imune, o qual é formado por moléculas, células, tecidos e órgãos que atuam de maneira conjunta para garantir nossa proteção.
A imunidade baixa pode ser percebida quando o organismo dá alguns sinais, indicando que as defesas do organismo estão baixas e que o sistema imunológico não está sendo capaz de combater os agentes infecciosos, como vírus e bactérias, o que pode fazer com que a pessoa fique doente com mais frequência e apresente ...