Quando você começa a amamentar o bebê, seus seios produzem colostro em pequenas quantidades, que aumentam de forma gradual nos primeiros dias. Mas, após dois a quatro dias, começam a produzir quantidades muito maiores – uma mudança conhecida como "descida" do leite.
Confira algumas dicas de Camila de Souza para evitar o “empedramento” do leite:
Passo a Passo: Como tirar leite materno (técnica manual)
Como é feito o tratamento O tratamento da mastite geralmente inclui o uso de medicamentos para aliviar os sintomas provocados pela inflamação, como é o caso dos analgésicos e anti-inflamatórios, como paracetamol ou ibuprofeno.
(Mastitis) Infecções de mama costumam ser causadas por bactérias. Em casos raros, uma infecção da mama pode dar origem a um abscesso mamário (um acúmulo de pus na mama). A mastite diz respeito a uma inflamação dolorosa da mama, que é geralmente acompanhada por uma infecção da mama.
Esvaziar o peito após as mamadas por meio de ordenha, preferencialmente manual, iniciando na base areolar, até que desapareçam os pontos dolorosos (ver ordenha manual). Usar sutiã com boa sustentação. Utilizar técnicas de relaxamento e redução do stress. Uso de analgésicos, se necessário.
A mastite é a inflamação aguda dos tecidos da mama, que pode vir ou não acompanhada de uma infecção bacteriana. É mais comum em mulheres que estão no período pós-parto, na fase de amamentação do bebê, mas também é possível que aconteça em mulheres que não estão amamentando e nos homens.
Para o bebê: