No meu ponto de vista, como Mãe e Professora, a história transmite, muitos valores as crianças. Como elas podem vencer o medo, promove a união entre as famílias, mostra a importância de viver em família e que os Pais também estão sucessíveis ao erro e que tudo pode ser resolvido com muito amor.
No mundo conectado em que vivemos, é preciso ter muito cuidado em saber o que as crianças estão assistindo. Existem muitas animações que, a princípio, parecem ser inofensivas e até educativas, mas que escondem um potencial negativo e inapropriado para as crianças.
Está se perguntando porque estamos falando sobre uma porquinha, personagem de um desenho animado infantil? Existe um consenso de que os meios de comunicação têm um importante papel na formação dos valores, e a televisão é um dos meios que mais influencia as pessoas, sobretudo as crianças.
Basicamente, a palavra Flu, em diversos idiomas, significa gripe. Assim, a tradução da música seria “Voa mosca da gripe pelo ar e entre pelas narinas o túmulo esta a vista”. E, justamente por isso, ela acusava a galinha de levar a gripe para a sua casa.
Cada animação é, naturalmente, pensada para atrair públicos específicos, de idades específicas, mas já parou para pensar que os desenhos animados que vemos na TV, na maioria das vezes, visam o público infanto-juvenil ? Será que desenho animado é apenas “coisa de criança” ?
Calma! Não vamos acusar Peppa Pig de ser má influência a nossos pequenos (embora hajam algumas polêmicas em relação ao fato de que a porquinha vive chamando seus pais de “bobinhos”), o assunto aqui é outro. Se fizermos uma análise cuidadosa, veremos que muitas animações têm um potencial educativo. Elas têm a capacidade de contribuir para a formação das crianças, tanto estimulando o interesse pela linguagem e pelo conhecimento, como discutindo valores importantes como amizade e outros.
Doutora Brinquedos mostra a relação de uma menina com seus brinquedos falantes. A série ensina a valorizar os cuidados com a saúde, bem-estar e higiene.
Para entender melhor como funciona o desenvolvimento das crianças, os pesquisadores estão escaneando os cérebros dos bebês e de suas mães enquanto ambos estão interagindo. As primeiras descobertas mostram que as crianças não aprendem tão bem quando suas ondas cerebrais e as da mãe estão fora de sintonia. Porém, quando ambos estão plenamente sincronizados, a assimilação de informação ocorre de maneira muito eficiente.
Há muitas formas de se dialogar com o público infanto-juvenil e um dos recursos mais utilizados são as animações (produzidas em técnicas 2D, 3D, Stop-motion, etc). Quando uma criança assiste a um desenho animado, ela se apropria da história e dos personagens.
O Menino e o Mundo é uma produção nacional. Um longa-metragem premiado em festivais internacionais. Seu enredo carrega diversas críticas sociais, o que contrasta com sua estética, que sugere ingenuidade e infantilidade. Alê Abreu, o diretor, representa de maneira lúdica os espaços e as configurações do mundo contemporâneo.
Cada episódio tem cerca de 5 minutos, sendo que os episódios especiais variam entre dez a quinze minutos. Sua emissora original é a Nick JR., mas, no Brasil, é transmitido pela Discovery Kids e a TV Cultura.
"Embora pareça estranho para nós, os bebês realmente gostam de ouvir vozes falando que nem criança. Isso mantém mais sua atenção e o discurso soa mais claro para eles. E, já se sabe que quanto mais o bebê ouve, melhor será o desenvolvimento da linguagem”, afirma. “
Consequentemente, isso facilita as expressões de suas emoções e, também, a forma de lidar com questões e conflitos sociais.Todos nós sabemos que assistir TV em excesso é prejudicial, não só para as crianças, mas para os adultos também.
A pesquisadora Victoria Leong afirma que o estudo tem mostrado que os bebês também tendem a aprender melhor quando as mães se comunicam com eles usando uma voz bem calma e tranquila, que até imita um pouco o jeito infantil de falar. Para os pesquisadores, esse jeito de falar prende a atenção dos bebês melhor e também soa mais claro.
Quando o pai da menina resolveu acabar com todos os porcos da fazenda em que viviam, Peppa teria saído correndo pela fazenda, escorregando e caindo em uma máquina trituradora. Seu corpo teria sido todo triturado! Após o acidente, vários fazendeiros passaram a se deparar com um porco com o rosto de Peppa.
Peppa Pig é uma série de desenho animado britânico destinado a público infantil em faixa etária pré-escolar, produzida pela Astley Baker Davies e Entertainment One. O desenho conta a história de Peppa, uma porquinha cor-de-rosa que vive com seu irmãozinho George e seus pais em uma cidade britânica.
Apesar dos aspectos educativos que estão relacionados a muitas animações, nem todas são necessariamente voltadas para o público infantil, nem podem ser apreciadas apenas por essa faixa etária.
Segundo a Nickelodeon Brasil, Team Umizoomi foi projetada para fazer mais do que ensinar conceitos matemáticos. A ideia é “ajudar as crianças a desenvolverem suas habilidades e sua confiança na solução de problemas”.