Visitamos as filmagens da adaptação da graphic novel de Frank Miller no Canadá/span>
O enredo gira em torno do Rei Leónidas (Gerard Butler), que lidera 300 espartanos na batalha contra o "deus-rei" Xerxes I (Rodrigo Santoro) da Pérsia e o seu exército invasor com mais de 30 mil soldados. Enquanto a batalha acontece, a Rainha Gorgo (Lena Headey) tenta encontrar apoio para o seu marido em Esparta.
Resumo sobre a Guerra do Peloponeso Esparta venceu Atenas, mas não teve forças para manter seu domínio sobre a Grécia Antiga e acabou derrotada pelos macedônicos.
A batalha durou três dias e se desenrolou no desfiladeiro das Termópilas ('Portões Quentes') em agosto ou setembro de 480 a.C. Ao mesmo tempo ocorreu a Batalha de Artemísio. A invasão persa foi uma resposta tardia à Primeira Guerra Médica, que havia terminado com a vitória de Atenas na Batalha de Maratona.
Genghis Khan
C., os medos e os persas originários dos territórios da atual Rússia foram ocupando a região do planalto iraniano. Os medos se estabeleceram ao norte; e os persas, ao sul do território. A partir do século VIII a.
A Pérsia situava-se a leste da Mesopotâmia, num extenso planalto onde hoje corresponde ao Irã, localizado entre o golfo Pérsico e o mar Cáspio. Ao contrário das regiões vizinhas, possuía poucas áreas férteis. Esta civilização estabeleceu-se no território por volta de 550 a.C../span>
Por volta do ano 550 a.C., Ciro, o Grande, o primeiro rei persa a ter grande destaque, conquistou o reino da Média e promoveu a unificação dos reinos dos dois povos, os medos e os persas. Teve início com Ciro o império que durou cerca de duzentos anos.
No século 4 a.C., a Pérsia cai sob o domínio do império de Alexandre, o Grande. Sua vitória mais marcante contra os persas aconteceu em 339 a.C., quando suas tropas derrotaram o exército do rei Dario III e tomaram o poder na região. 5. Após a morte de Alexandre, em 323 a.C., a Pérsia é dividida entre seus generais./span>
1 - O fim do Império persa está relacionado com os conflitos gregos, com Dario I tentando invadir a Grécia mas foi derrotado na Batalha de Maratona e em outras batalhas, sendo obrigados a se retirar e a reconhecer a hegemonia grega./span>
Pelo menos desde 600 a.C., o termo persis era usado pelos gregos para se referir à Pérsia. Persis provém do persa Pars ou Parsa, o nome do clã principal de Ciro e que também deu o nome da região onde habitavam os persas, correspondente hoje à moderna província iraniana de Fars./span>
Em aramaico, o nome Pérsia, significa divisão, desdobramento, ato de repartir. O povo iraniano, para se referir ao próprio país, usava, desde o período sassânida, o termo "Iran", que significa “terra dos arianos”, derivado de Aryanam, forma encontrada em textos persas antigos.