São exemplos de micro-organismos causadores de intoxicações alimentares (toxinoses): Clostridium botulinum, Staphylococcus aureus, Bacillus cereus, entre outros. É a doença alimentar decorrente da liberação de toxina “in vivo”, sem a colonização pelo micro-organismo produtor.
É a doença que ocorre quando as toxinas ou os venenos de bactérias ou bolores estão presentes no alimento ingerido. Essas toxinas geralmente não possuem odor ou sabor e são capazes de causar doença mesmo depois que os micro-organismos sejam eliminados.
Os sintomas das DTA variam de acordo com o organismo ou a toxina encontrados no alimento e a quantidade do alimento ingerido. Os sintomas mais comuns das DTA são vômitos e diarréias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados dentre outros.
Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas.
Toxinas. Substâncias formadas em consequência da proliferação intensa do micro-organismo no alimento. Exemplos clássicos de doenças desencadeadas por toxinas são as causadas por Staphylococcus aureus, Bacillus cereus (cepa emética) e Clostridium botulinum.
Uma doença de origem alimentar é qualquer doença ou patologia contraída a partir da deterioração de alimentos contaminados. Durante o ciclo de processamento dos alimentos, diversos organismos causadores de doenças podem infectar e contaminar os alimentos.
As principais doenças agravadas pela falta de saneamento básico
4 passos para tratar uma intoxicação alimentar em casa
Nutrição de ovinos: vitaminas importantes para o metabolismo
Nos ovinos, a manqueira, quase sempre é originada por infecção de feridas cutâneas durante a tosquia, o corte de cauda e do umbigo, ao nascimento, podem provocar o desenvolvimento de lesões locais. Nas ovelhas adultas infecções da vulva e vagina durante o parto podem provocar surtos graves.